X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Muro gigante de gelo de Fukushima não fica frio o bastante para congelar


Lembra que o Japão teve a ideia meio maluca de construir um muro de gelo para conter os vazamentos de água da usina nuclear de Fukushima? Bem, a obra está atrasada — os engenheiros não conseguem atingir temperaturas baixas o suficiente para formar gelo.

O plano era construí-lo colocando canos verticais, com um metro de espaço entre eles, a uma distância de 20 a 40 metros do chão. Então, um fluído refrigerante deveria ser bombeado através deles, criando efetivamente uma barreira de permafrost em torno dos prédios afetados, mantendo a água contaminada dentro e a água subterrânea fora.

Mas a Tokyo Electric Power Co. (TEPCO) admitiu que um muro inicial, menor, a ser feito mais internamente –uma prova de conceito, se você preferir– está se mostrando difícil de construir. Um porta-voz da empresa explicou:

Nós ainda temos que formar o bloqueio de gelo, pois não conseguimos deixar a temperatura baixa o suficiente para congelar a água. Nós estamos atrasados, mas nós já tomamos medidas adicionais, incluindo adicionar mais canos, para que possamos remover a água contaminada da vala no mês que vem.

Os engenheiros envolvidos no projeto estão usando um fluído refrigerante de cloreto de cálcio, com a temperatura em -30°C. Em outras versões menores de muros de permafrost em outros lugares, isto foi suficiente, mas o mesmo não está acontecendo em Fukushima. Na verdade, o projeto já foi recebido com ceticismo por alguns engenheiros que –talvez agora possamos dizer que corretamente– apontaram que a empreitada poderia ter dificuldades para dar certo em tal escala e tempo.

A água de Fukushima continua a vazar em grandes quantidades, e isso é um problema cada vez maior e mais grave. Vamos torcer para os engenheiros encontrarem algo mais efetivo que o fluído refrigerante de cloreto de cálcio. [Agence France-Presse via Guardian]

Imagem: AP

O post Muro gigante de gelo de Fukushima não fica frio o bastante para congelar apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

aebae bDSHuNkpZo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot