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Não definir um público-alvo pode ser fatal para seu App


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É incrível como um grande número de empresas sai desenvolvendo novos aplicativos sem a mínima ideia de um público alvo.

Philip Kotler em seu livro Princípios de Marketing postula a frase: “Não haverá mercado para os produtos que todo mundo gosta pouco, somente para produtos que alguém gosta muito”

No concorrido mercado de aplicativos não existe maior verdade do que esta.

Por isso, antes de contratar desenvolvedores, criar linhas de código, protótipos, etc… pare e pense: quem é seu público-alvo? Abaixo seguem três dicas para você encontrar e atingir seu público:

1. Defina muito bem o seu público-alvo
Você precisa saber se seu aplicativo irá resolver o problema de quem. Pesquise, analise concorrentes, pergunte para potenciais clientes e assim defina com clareza quem é seu público-alvo. Uma estratégia que facilita você visualizar seu futuro cliente é a criação de personas. Tente formar as características de uma pessoa respondendo algumas perguntas como:

  • Como seu cliente é? Definia características físicas e psicológicas.
  • Qual seu nível de instrução? Renda?
  • Quais são as atividades mais comuns que ele realiza?
  • Que tipo de assunto interessaria para ele?
  • Quem influencia suas decisões?

 

2. Estime seu público usando Facebook Ads
Fingir que vai fazer uma propaganda segmentada usando o Facebook pode ser uma ótima ideia para levantar quantas pessoas possivelmente existem para usar/comprar meu aplicativo. Por exemplo, vamos dizer que queremos produzir um aplicativo para fãs de Poodle no Brasil. Aí fazendo uma rápida pesquisa no Facebook encontramos que existem 10 milhões de pessoas que gostam de cães.

Dogs-10M

Quando deixamos pegamos o subsegmento dos que gostam de Puddles temos 340 mil pessoas:

Poodle-310(1)

Ainda podemos colocar pessoas que possuem smartphones com iOS ou Android e estimar.

3. Conheça sua necessidade de mídia

Quanto maior seu público, maior será seu gasto em mídia para atingir esse público, entretanto, poucos lembram dessa regra e estimulados por resultados bilionários como do Whats App, produzem aplicativos para mercados de massa e reservam nada para mídia. Resultado: fracasso.

Se sua verba para gastar com propaganda não é das maiores, procure atingir segmentos e nichos.

Exemplo (segmento): Famílias brasileiras de classes A e B com filhos em fase de alfabetização. Para esse exemplo, vamos dizer que estamos fazendo um aplicativo infantil educativo. Esse segmento é amplo. Para atingi-lo você precisará de um investimento considerável em mídia para expor seu aplicativo frente aos concorrentes. Entretanto, quando preferimos nichos a segmentos, nossa necessidade de investir em marketing pode cair drasticamente.

Por definição, segundo Philip Kotler, nicho é um grupo mais restrito, normalmente identificado pela divisão de um segmento em subsegmentos.

Exemplo (nicho): famílias brasileiras de classe A e B com filhos em fase de alfabetização, descendência alemã e que pretendem educar seus filhos tanto no português como no alemão, portanto. Para esse exemplo, vamos dizer que estamos produzindo um aplicativo infantil que auxilia a alfabetização em alemão de crianças que estão também aprendendo o português. Como este é um subsegmento, ele é um nicho. Dessa forma, não precisaremos investir tanto em marketing para atingir esse nicho, pois os segmentos são grandes e normalmente atraem vários concorrentes, nichos são menores e normalmente atraem nenhum, um ou poucos concorrentes.

Essas são só algumas dicas para que você possa ver que não definir seu público-alvo pode levar seu aplicativo ao fracasso. Outras coisas podem fazer com que seu aplicativo fracasse, por isso, confira Hangout que iremos fazer na quarta-feira para expor as 10 dicas para seu aplicativo dar errado. Registre-se aqui.

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cd HUyDBpYXI

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