Spoiler é um tema sério aqui no B9. O Luiz Yassuda já defendeu que saber uma parte importante da história não transforma o final em algo ruim, e que ninguém deveria ligar muito para avisos de ‘spoilers a frente’. Em um Braincast dedicado ao assunto, ficou evidente que desviar de spoilers nas redes sociais têm sido praticamente impossível – uma opção seria um jejum de internet, o que nem todo mundo pode fazer.
A Netflix, contudo, é uma das principais beneficiadas dessa cultura do spoiler. Quanto mais medo de ter o seu ‘final arruinado’ por um coleguinha desavisado, maior o interesse de acompanhar a série mais rapidamente. E já que a Netflix tem o costume de oferecer temporadas inteiras de uma vez só, isso complica ainda mais a definição de spoiler: quanto tempo você precisa esperar para finalmente poder comentar a morte de um personagem principal, ou a pivotagem do caráter de outro?
Para ajudar nessa tarefa, surgiu o site “Domínio Público dos Spoilers”, que auxilia na tarefa de determinar a vida útil de cada spoiler. A partir da lista, dá para saber que contar detalhes de “Kill Bill Volume 2” ou da 6ª temporada de “Dawkson’s Creek” é considerado até que ok, enquanto seria um absurdo moral contar detalhes de episódios da 2ª temporada de “House of Cards” ou de “Orange is the new Black”.
Além de ótimo jeito de promover os filmes e séries do catálogo da Netflix, funciona como um termômetro para quem quiser compartilhar detalhes de alguma série sem irritar os coleguinhas.
Agora, se você já faz o tipo que adora um spoiler, o site também traz os principais momentos de determinadas séries. Mas assistir é por sua conta e risco, hein?
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie