X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Networks do Youtube: o que são e pra que servem?


cad youtube network

Sou um sujeito caipira. Moro em São Paulo há mais de dez anos, mas ainda me deslumbro com prédio grande, peço licença antes de entrar na casa de alguém e me perco nas ruelas do centro. Na internet, estou na mesma. Uso a interwebs desde quando ela se chamava ~rede mundial de computadores~, mas ainda fico muito confuso e deslumbrado com várias coisas que vejo por aí.

A última coisa que despertou o capiau virtual dentro de mim foi a crescente presença e importância das networks no YouTube.

Ao longo dos últimos anos, o YouTube se consolidou como uma mídia por si só, uma irmã caçula da TV, do rádio e da imprensa. E como seria de se esperar, ele está se tornando cada vez mais um lugar para “profissionais”.  Não que você vá deixar de poder assistir seus vídeos de gatinhos, bebês e compilações de FAILS, mas o que o YouTube promove e quer agora é um conteúdo seriado, feito com compromisso, dedicação e engajamento.

Produzir algo assim, claro, dá muito trabalho. E custa caro. E é justamente para ajudar os produtores de conteúdo a desenvolver e sustentar essa verve mais profissional que as networks (supostamente) chegaram, e muito provavelmente, para ficar.

O problema é que apesar da imensa importância dessas entidades YouTubísticas, as networks continuam sendo um assunto muito nebuloso, confuso e alvo de picuinhas do mais baixo nível imaginável. A maioria das pessoas mal sabe que elas existem. E até as que sabem, em geral, não entendem muito bem o que elas são ou o que fazem. Para o que elas servem? Que benefícios elas trazem (se é que trazem)? O que elas pedem? Quem são elas? E, mais do que tudo, qual delas é a ideal para o seu conteúdo?

 

 

O que é uma network?

As networks são empresas que, prestando um serviço terceirizado ao YouTube, agregam canais de um determinado estilo ou segmento para organizá-lo e buscam proporcionar aos criadores de conteúdo uma combinação de suporte, estrutura e remuneração melhor do que aquela que o próprio YouTube poderia oferecer.

Tendo isso dito, ao longo dos últimos meses, como um caipira que chega à capital e precisa encontrar um apartamentinho pra morar, estudei o tema para encontrar uma casa para o Rolê Gourmet, meu canal de culinária com meu amigo PC Siqueira, e também para o próprio Maspoxavida. Não foi nada fácil, e minha visão, como a de todo bom capiau, é enviesada e incompleta, mas talvez sirva de alguma coisa para você, que também está desbravando essa selva sem um mapa na mão.

Basicamente (e em termos ideais), as networks são redes que agregam conteúdo para oferecer:

  • Oportunidades de publicidade
    O princípio é simples, é mais inteligente distribuir um panfleto de um restaurante vegetariano na frente de um parque do que na porta de uma churrascaria. Por conhecer bem o conteúdo dos seus parceiros, as networks podem oferecer os anúncios em seus vídeos (os básicos do próprio YouTube) a marcas mais específicas, conseguindo assim valores melhores de CPM (custo por mil views) que serão repassados ao produtor de conteúdo.No entanto, nem sempre é preciso ir tão longe. Como o YouTube recebe mais de 70 HORAS de vídeos por MINUTO, muitas vezes apenas por meramente ordenar o conteúdo de forma mais organizada, as networks já conseguem resolver a treta para o YouTube e garantir um CPM melhor aos seus membros sem que seja necessário buscar acordos ativamente.

 

  • Divulgação
    Criar conteúdo de boa qualidade é só o primeiro passo para fazer sucesso no YouTube. Canais de primeiríssima qualidade muitas vezes passam meses com um magro número de inscritosaté serem “descobertos” ou indicados por algum peixe grande.As networks podem dar uma forcinha para quem não tem o bom e velho quem indica, divulgando o material dos seus membros no canal da própria network ou em blogs (a chamada cross-promotion, também conhecida no Brasil como “divulgação entre bróders”), ou mesmo oferecendo assessoria de imprensa.

 

  • Contato direto com o Youtube
    O YouTube é famoso por ser impregnado de bugs e áreas herméticas para a maioria das pessoas, e entrar em contato com o YouTube em geral é uma coisa complicada e demorada. Ao fazer parte de uma network, esse contato é facilitado, o que pode ser crucial para resolver seus problemas.

 

  • Produção
    Às vezes, você tem uma ideia, mas não os recursos para colocá-la de pé. Uma network pode, quando conveniente, bancar a produção de um projeto, oferecendo estúdios, câmeras, iluminação e tudo mais. Claro, tudo isso tem seu preço, e o conteúdo provavelmente não será seu (ou apenas seu) quando ficar pronto.

 

  • Agenciamento de talentos
    Ser um YouTuber não se resume a fazer vídeos. Existem várias outras formas extra-web para se ganhar um cascalhinho com seu conteúdo, como presença em eventos, palestras, oportunidades de licenciamento e muito mais. Lidar com tudo isso nem sempre é fácil, ou mesmo está nos seus planos, e a consultoria técnica e jurídica de uma network pode ser crucial para não cair em furadas.
  • Direitos Autorais
    Já subiu um vídeo e foi gongado pelo YouTube? Pois é, a polícia do copyright deles é forte e, dependendo do seu conteúdo, seu canal simplesmente não tem como existir/ser monetizado sem fazer parte de uma network, como no caso dos games. As networks fazem acordos com os detentores dos direitos de certos tipos de conteúdo para que seus canais possam usá-los.

 

  • Comunidade
    Entrar para uma network pode ser como encontrar um grupo de amigos que curte aquela banda que você tanto adora, ou perdeu a juventude jogando Final Fantasy 7. Como você estará fazendo parte de um grupo no qual vários outros estão produzindo conteúdo similar ao seu, você poderá esquematizar colaborações, trocar experiências e contar com apoio da network ou de seus membros para estruturar melhor seu canal e aprimorar seu desempenho no YouTube.

 

Uma maravilha, não? Pode até ser… mas tem seu preço. Os acordos variam muito, mas em geral, as networks pegam uma porcentagem dos ganhos do canal (que em geral vai de 30-40%) como recompensa por todos esses serviços prestados.

  • Quais são algumas das networks que atuam no Brasil e como escolher a sua? Leia aqui.
  • Quais são os pontos importantes na hora de avaliar se vale a pena ser de uma network? Leia aqui.

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot