X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ninguém nos convence mais do que nós mesmos


discurso-pq

Todo mundo sabe: o ser humano resiste a mudar de ideia. Mesmo pessoas reconhecidamente inteligentes e sensatas às vezes se mantêm cegas às evidências só para não admitir que estão erradas.

Quem trabalha com gestão empresarial, principalmente em cargos de chefia, tem de lidar o tempo todo com esse tipo de postura defensiva (o que é diferente de estar convicto de uma opinião divergente).

Para tentar lançar luz sobre a questão, a colunista Jessica Stillman, do site da revista Inc., descreve um experimento conduzido por psicólogos com dois grupos. De um lado, ouvintes passivos foram submetidos a um discurso de persuasão. De outro, voluntários foram solicitados a defender posições que não eram as suas. Quando se comparou o índice de conversão, verificou-se que foi muito maior no segundo grupo.

O esforço de procurar argumentos logicamente fundamentados revelou-se um exercício eficaz de autoconvencimento, talvez porque, ao escolherem esses argumentos, as pessoas selecionem aqueles que mais as impressionam. Outra pesquisa já havia mostrado que fumantes largam o cigarro com mais facilidade quando levados a discorrer sobre os malefícios do tabagismo do que quando simplesmente ouvem a respeito.

Trazendo de volta a questão para o ambiente corporativo, Stillman sugere a adoção de exercícios como esses entre os funcionários. Diante de um impasse, pode-se pedir que esqueçam momentaneamente suas convicções e tentem encontrar argumentos do “outro lado”, nem que seja apenas para destravar a conversa.

Crédito da imagem: Cory Doctorow/Creative Commons

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot