X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nokia prepara volta ao mercado de smartphones, mas não é como você imagina


A Nokia terá que esperar até 2016 se quiser colocar sua marca em celulares: este é um dos termos de seu acordo com a Microsoft. Será que ela quer mesmo voltar a um mercado que lhe rendeu bilhões em prejuízo? Bem, claro que sim, mas não do jeito que você imagina.

Duas fontes dizem ao Re/code que a finlandesa planeja retornar aos celulares no início de 2016, só que ela não pretende fabricá-los, nem se concentrar pesadamente nesse mercado.

Este é aparentemente um projeto da Nokia Technologies, divisão que cuida de patentes e de novos produtos. Ela é responsável pelo Z Launcher para Android, e pelo tablet N1.

E assim como o N1, futuros smartphones devem ser projetados pela Nokia, mas produzidos por outra empresa – as fábricas da Nokia foram vendidas para a Microsoft. No caso do tablet, quem cuida de tudo é a Foxconn:

A parceira OEM é responsável pela execução completa de negócios, da engenharia e vendas ao atendimento ao cliente, incluindo os passivos e custos de garantia, propriedade intelectual, licenciamento de software e acordos contratuais com terceiros.

E a Nokia não deve se dedicar a celulares: hoje, ela é uma empresa de infraestrutura, responsável por instalar redes celulares em 120 países. Na semana passada, ela anunciou a compra da Alcatel-Lucent, que instala redes de telefonia fixa e celular ao redor do mundo – a aquisição será no valor de US$ 16,6 bilhões.

Além disso, a Nokia confirmou que cogita vender sua divisão HERE de mapas. Dessa forma, ela se tornaria ainda mais concentrada em redes celulares. E como lembra o Re/code, “há alguma lógica em construir uma rede e projetar dispositivos que usam essa rede, mas ela poderia decidir que esses esforços estão muito longe de seu foco, e reduzi-los”. É o que a Ericsson e a própria Alcatel-Lucent fizeram no passado.

Ou seja, não espere rever a Nokia de antigamente, mas espere projetos bem interessantes – alguns envolvendo até realidade virtual. Richard Kerris, ex-executivo da Nokia, diz ao Re/code que o público ficará deslumbrado se alguns dos projetos da empresa chegarem ao mercado.

Agora é só aguardar: o contrato com a Microsoft proíbe a Nokia de vender celulares até o final de 2015. E se ela quiser licenciar a marca para outra empresa, terá que esperar até o terceiro trimestre de 2016. [Re/code]

Foto por John Karakatsanis/Flickr

O post Nokia prepara volta ao mercado de smartphones, mas não é como você imagina apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

c PVjbfNIxqhM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot