X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nós sabemos que é sexta-feira. E não é por causa da internet


ed hoje e sexta feiraTodo mundo gosta do final de semana. Todo mundo sabe o quanto é bom chegar numa sexta-feira à noite e se jogar na cama sem ter o peso de uma obrigação profissional tão cedo no dia seguinte. Claro que nem todos podem usufruir deste privilégio. Pessoas trabalham no sábado (e outras tantas no domingo) e isso nem sempre é algo bom. Mas a maioria pode, sim, descansar até mais na tarde num sábado de manhã.

Eu diria que a preferência do brasileiro está tomando outros rumos e isso é possível identificar com alguns números divulgados pela grande rede. Há cada vez mais pessoas acessando a internet, pessoas com celulares que acessam a internet, crianças que não sabem chutar uma bola mas já têm suas respectivas contas em joguinhos online, adultos esperando pelo amor de sua vida em salas de bate-papo e, é claro, o crescente número de pessoas que entram e saem todos os dias nas mais diversas redes sociais deste planeta. Seja o Facebook, Twitter, LinkedIn, Foursquare, WordPress e até Orkut, todos os internautas brasileiros, de alguma forma ou em algum momento da sua vida, já estiveram inseridos digitalmente nessas comunidades online.

O momento do país reflete muito esse cenário. A inclusão digital é cada vez maior, pois há cada vez mais pessoas comprando seus notebooks, netbooks, smartphones e os tão aclamados iPads ou qualquer outro tablet da vida. Querendo ou não, tecnologias assim nunca foram o forte da preferência nacional, mas se tornou o desejo de consumidor brasileiro há alguns anos.  Essas mudanças alteraram suas preferências de consumo e suas rotinas numa proporção muito elevada que chega até ser assustador.

E aonde eu quero chegar? É que toda essa onda de novidade e high-tech sensation estão deixando muitos usuários esquisitos, chatos e preguiçosos. Um exemplo disso são os usuários que adoram complicar a vida das empresas na internet. Só porque temos acesso a tantas redes sociais hoje em dia, não necessariamente que eu, como consumidor, tenho a voz e a razão para tudo o que é feito no mercado. Se eu compro um produto ruim ou sou mal atendido num restaurante, o fato de eu me jogar no Facebook debulhando essa marca não me faz um ser com razão ou no direito de exercer tal atitude sem antes entender o outro lado.

Compartilhar imagens editadas no Paint fazendo trocadilhos e comparando pessoas são engraçadas. Sim, num modo moderado de publicar essas coisas, tudo pode ser devidamente consumido na internet. Mas a impressão é que todo mundo pensa dessa forma e todo mundo quer ter o direto de ser engraçado nas redes sociais. Aguentar todo mundo compartilhando a mesma piada por uma ou duas horas no Facebook já é insuportavelmente demais. O poder de disseminação dessas publicações é tão grande que em poucos minutos tudo estará em uma proporção gigantesca capaz de ser tornar inconveniente para o restante da rede.

Preguiçosos também. Aquela boa e velha acomodação de ser fisgado ou não por uma frase de até 140 caracteres. Quantos leram o título deste artigo e sequer foram instigados a lê-lo integralmente? É bem possível que eu jogue esse texto no Twitter para uma divulgação simples e pessoas deem seu RT simplesmente por ter achado o título interessante. Mas terão aqueles que clicarão no link, abrirão a página e irão ler até o final. Se você chegou até essa linha, continue, eu digo que ficará melhor.

ad sexta feira dia mundial

E a sexta-feira? O motivo pelo qual decidi intitular esse texto. Provavelmente, você que está lendo esse texto já deve ter percebido o quanto as pessoas gostam da sexta-feira. É sério, é bem mais do que imaginávamos. Talvez seja um gosto bem mais comum quanto pesava e esse, por sua vez, foi impulsionado pela internet. Mas justamente por conta dessa catalisação que a internet proporciona é que esse entusiasmo chega a ser um exagero.

A cada 5 ou 10 usuários sempre tem algum que diz algo do tipo “OBRIGADO SEXTA-FEIRA, SUA LINDA”, “SEXTA-FEIRA, ATÉ QUE ENFIM VOCÊ CHEGOU”, “HOJE É SEXTA-FEIRA” e assim por diante.

Sinceramente, se não fosse por vocês, eu jurava que iria consultar o calendário para ver que dia estamos. E não é brincadeira. Parece que 9 em cada 10 usuários estão exclamando o fato de ser sexta-feira. Simplesmente porque no dia seguinte eles poderão, ou não, usufruir de um descanso ou até mesmo em função de uma festa naquela noite.

A capacidade de gerar adeptos, o crescimento econômico do país e a constante evolução das tecnologias, fez que alguns usuários se tornassem um pouco inconvenientes ou até chatos em suas redes sociais. Pelo menos eu acho. E não acho que excluindo esse pessoal poderá melhorar esse quadro. Cada um tem seu modo de avaliar. Eu tento escrever textos assim para que, de alguma forma, os meus contatos mais próximos sejam alertados de suas posturas.

Uma ideia legal seria obter suas próprias digitais online nessas comunidades e criar seus espaços com mais originalidade. Por que não provocar os seus próprios conteúdos de qualidade? Seja qual for, busque a autenticidade e procure pelo novo, por aquilo que possa agregar na sua conta de contatos. Esse texto pode parecer um pouco provocativo mas acredito que algumas pessoas irão se questionar com esses pontos e poderão até mudar suas atitudes.

É muito mais bonito para o seu feeds de notícias quando você escreve algo mais elaborado. É muito mais interessante e contributivo saber que a sua participação na internet está sendo bem mais valiosa do que simples ‘likes’, ‘RTs’ ou ‘checkins’ da vida.

Ainda assim eu não culpo as plataformas e tampouco as atitudes que foram desenvolvidas. Acredito muito que são ondas de um momento novo e que isso tudo, num futuro bem próximo, esterá fora do padrão e novas modalidades de conteúdo estarão rodando pela grande rede. Será o Orkut o grande responsável por isso? O Facebook que ilustra nossas atitudes? O Twitter que é o nosso psicólogo digital? Se você ainda acredita que sua atuação servirá apenas para gerar ‘alvoroço’ numa sexta-feira, então comece a rever suas atitudes.

E se ainda não for o suficiente para você considerar as mídias sociais como ferramentas construtivas de relacionamentos e contribuição coletiva para bons conteúdos, autênticos, originais, prestativos ou não, então só digo uma coisa para você: curta esse texto e compartilhe.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot