X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nossa sistema solar é estranho porque Júpiter é um destruidor sacana


Grande parte dos sistemas planetários é formada por alguns super-planetas rochosos que orbitam extremamente próximos de suas estrelas centrais, o que faz com que nosso sistema — formado por múltiplos corpos distantes — seja meio estranho. E de acordo com um nova pesquisa, a culpa é toda de Júpiter.

Normalmente, sistemas planetários são tipificados por corpos gigantes próximos da estrela central — mais próximos do que Mercúrio está do Sol. A falta de qualquer super-planeta próximo ao Sol sempre intrigou cientistas, e agora uma equipe de pesquisadores liderada por Konstantin Batygin e Gregory Laughlin acredita saber o motivo. Pelo menos em teoria.

Em um estudo publicado no Proceedings of the National Academy of Sciences, a dupla de pesquisadores mostrou uma série de cálculos de acordo com o modelo de Grand Tack, que propõe que Júpiter foi puxado em direção ao Sol depois de ter se formado, bagunçando o cinturão de asteroides e a poeira cósmica com sua força gravitacional e afetando a formação dos planetas próximos ao Sol.

Ao alterar a órbita dos planetas em crescimento, Júpiter causou uma reação em cadeia de colisões e destruições — do mesmo tipo que que ocorre com detritos espaciais e satélites ao redor da Terra hoje. A maioria destes detritos entrou em espiral em torno do Sol, deixando material para formar um anel com pequenos planetas, também conhecidos por Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Assim que fez toda essa sujeira, Júpiter alcançou Saturno e os dois voltaram a suas respectivas órbitas.

“Os resultados implicam que nossos planetas se formaram depois que a migração de Júpiter deixou o terreno limpo para a formação de objetos com pouco gás”, diz Batygin. “O fato que todas as características do sistema solar surgiram de um mesmo processo é animador — é como se as peças do quebra cabeça estivessem finalmente caindo no lugar certo”. [EurekAlert]

Imagem de capa: dcysurfer/CC

O post Nossa sistema solar é estranho porque Júpiter é um destruidor sacana apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eebed H Jmsw

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot