X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Nova maneira de chegar a Marte é mais barata e permite realizar missões a qualquer momento


Existem inúmeras razões porque ir da Terra até Marte é difícil. Os dois motivos principais são: 1) é necessária uma enorme quantidade de combustível, e 2) o lançamento só pode ser feito a cada 26 meses, quando os dois planetas estão em alinhamento ideal. Uma dupla de matemáticos calculou uma nova trajetória até Marte que resolve ambos os problemas – e ela está longe de ser uma linha reta.

>>> Como explorar a Lua e Marte no Google Maps

Traçar uma rota para Marte, claro, é mais complicado do que fazer o mesmo para qualquer caminho na Terra. A distância entre os dois planetas está constantemente crescendo ou diminuindo, dependendo de suas órbitas em torno do Sol; por isso o lançamento só é ideal a cada 26 meses. E é preciso levar em conta a forma como a gravidade da Terra, Marte e Sol desviam a nave espacial para fora de seu curso.

Os matemáticos Francesco Topputo e Edward Belbruno calcularam um caminho que na verdade aproveita o movimento de Marte. A estratégia é chamada de captura balística; até agora, usamos uma técnica chamada transferência de Hohmann. A Scientific American explica:

A transferência de Hohmann envolve disparar a nave para a localização em que Marte estará em sua órbita quando a sonda chegar até ela. Em vez disso, na captura balística, a nave espacial é arremessada em uma órbita semelhante à de Marte, para que ela voe à frente do planeta. Embora os custos de lançamento e cruzeiro permaneçam os mesmos, não é necessário queimar muito combustível para desacelerar a nave enquanto ela se aproxima de Marte, como na transferência de Hohmann.

Na captura balística, a nave espacial viaja a uma velocidade um pouco mais lenta do que Marte, enquanto o planeta orbita ao redor do Sol. No fim, Marte acaba alcançando a nave espacial, e a puxa gravitacionalmente em uma órbita planetária.

Assim, a nave espacial não precisará mais de centenas de quilos de combustível extra para frear à medida que se aproxima de Marte. Em geral, 25% do combustível é dedicado apenas a isso. Ou seja, a captura balística permite levar menos peso, então um foguete menor e mais barato poderia disparar a nave ao espaço – ou a nave poderia sair com mais carga.

A captura balística também remove a necessidade de esperar até que Terra e Marte estejam em alinhamento ideal, facilitando múltiplas missões para levar suprimentos necessários aos seres humanos que estejam sobrevivendo em Marte.

Mas isso também tem um lado negativo. A viagem vai demorar mais tempo, acrescentando vários meses ao prazo já longo de seis meses. Para os viajantes humanos, isso seria um problema físico (exposição à radiação) e mental (claustrofobia).

Ainda assim, a captura balística acrescenta uma opção promissora para chegar a Marte. James Green, da NASA, disse à Scientific American que este estudo “é de abrir os olhos”. [Scientific American, arXiv]

Imagem por JPL/NASA

O post Nova maneira de chegar a Marte é mais barata e permite realizar missões a qualquer momento apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ea sSJVrvRHQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot