X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Novas tecnologias no ponto de venda


Cadu Nickel

Estou em Punta del Este, no Uruguai, onde acontece a 11ª Convenção ABF do Franchising. Um tema que tem aparecido bastante por aqui é a tecnologia e o relacionamento com o consumidor por meio de redes sociais. Entre os painéis, um caso fez bastante sucesso: Regiane Relva Romano, CEO da VIP-Systems, apresentou as mudanças que fez em uma loja da Billabong, de surfwear.

Ela instalou quiosques e terminais que permitem que o cliente tire uma foto de si mesmo, escolha, em um catálogo virtual, um par de óculos, arraste o acessório até a foto e escreva no monitor, como se fosse uma lousa. Essa imagem customizada pode ser compartilhada pelo Facebook, na hora.

Os equipamentos também incluem o uso de QR codes – depois de fazer uma compra, o cliente faz um scan do código para ver se ganhou um prêmio – e games relacionados ao surfe e às marcas que a Billabong vende. Durante uma mesa-redonda, um empresário perguntou a Regiane quando esse tipo de tecnologia estaria realmente presente na vida das pessoas. Ela respondeu: “Ontem”. E destacou também que esse tipo de ferramenta precisa fazer sucesso com todos os clientes. “A tecnologia não é o que os inovadores inventam. É o que o consumidor adota, da vendedora ao grande empresário”, disse.

Regiane ressaltou que a próxima geração do varejo tem de estar preparado para atender às gerações “y, z, a todas as que vierem”. Ela listou algumas atitudes que o dono da loja – ou franqueador, no caso – tem de tomar. Confira.

1. Sistema de gestão eficiente, com um ponto de venda estruturado e controle de vendas, estoque e relacionamento com os clientes.

2. Mobilidade e rede sem fio. O consumidor já não vive sem o celular e internet wi-fi.

3. Gestão de tráfego. É imprescindível metrificar quantas pessoas estão na sua rede social e na loja virtual.

4. Multimídia e displays para comunicação dentro da loja. O visual merchandising deve respeitar as características da rede e do local onde a loja está, adaptando-se aos costumes do consumidor.

5. Biometria facial. Câmeras que captam e identificam o cliente são uma tendência. O Facebook faz isso com fotos.

6. Múltiplos canais de venda. É preciso estar em todos os lugares onde o cliente está. Ele tem de “tropeçar” em você sempre.

7. Criatividade e entretenimento. O ponto de venda deve ser um lugar de relacionamento.

8. Dispositivos de segurança. Isso faz parte da prevenção de perdas. A tecnologia pode identificar a distância até qual é o objeto que está na sacola do cliente, mas que não foi pago.

9. Dispositivos de pagamento. A tendência é que os celulares se tornem “carteiras mobile”.

10. Radiofrequência. As etiquetas inteligentes permeiam toda a cadeia – do fabricante ao consumidor final –, e guardam todos os dados da produção do item.

11. Quiosques e tecnologia touch. As crianças já estão habituadas a manipular telas de celular, iPad e iPod. É um sistema muito mais intuitivo.

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot