A Laundromat, maior rede de lavanderias self-services da América Latina, inaugurou seu novo modelo de franquias em sistema modular. A rede quer crescer junto com a classe média, reforçando as vantagens do sistema self-service de lavagem de roupa fora de casa. A expectativa é que, em 2013, 50 novas lojas em sistema modular, entre próprias e franqueadas, sejam abertas no Brasil, o que vai demandar um investimento de R$ 10 milhões.
O novo formato de loja, em sistema modular, inaugurada no Carrefour da Barra, no Rio de Janeiro, facilita a instalação em locais de grande circulação de pessoas como hipermercados e postos de gasolina. A unidade tem 54 metros quadrados e conta com uma equipe de seis funcionários que se revezam em dois turnos de seis horas por dia. A Laundromat oferece ainda o formato Express, preparado para se encaixar em lugares menores, a partir de 9 metros quadrados, e sem necessidade de funcionários. O investimento neste novo modelo de franquia gira em torno de R$ 350 mil. A previsão de retorno do investimento no modelo Integral e Express é de 24 a 36 meses. “Nosso formato dispensa preocupações com obras. A unidade já chega pronta, precisando apenas de pequenos ajustes”, afirma Juan Carlos Lopez, presidente da Laundromat Brasil.
Fundada em 1981, na Argentina, atualmente opera 60 novas unidades espalhadas por 15 estados brasileiros. A Laundromat oferece modelos customizados de franquias, entre eles, a Laundromat Integral, que conta com atendimento self-service, passadoria profissional, lavagem a água, wet cleaning; e a Laundromat Express, um modelo de negócio de rápida instalação que é preparado para ser integrado a locais de grande circulação de pessoas, como postos de gasolina e supermercados. Atua, ainda, com a instalação de lavanderias em condomínios em condomínios residenciais e hotéis.