X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Entidades avaliam impacto de paralisações na atividade econômica


Apenas um dia de paralisações nas estradas de Minas Gerais pode trazer impactos negativos para as indústrias do estado, diz o economista da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Paulo Casaca. A entidade ainda não fez um levantamento quantitativo do resultado do protestos durante o Dia Nacional de Luta para as empresas do estado, mas o economista afirma que a atividade econômica certamente será afetada.

“É evidente que esse movimento acaba gerando um impacto negativo na atividade econômica. A partir do momento que empresas são obrigadas a fechar as portas por causa da manifestação, isso acaba gerando um impacto negativo na produção”, ressalta Casaca. Ele lembra que o impacto é maior especialmente nas indústrias que trabalham com sistemas de produção de 24 horas, nos quais não há intervalo na fabricação de produtos. “São 24 horas perdidas.”

Para o economista, até mesmo as manifestações que ocorrem no centro das cidades, que atingem principalmente os setores de comércio e serviços, acabam afetando as indústrias porque muitos produtos são escoados para venda nesses segmentos. “Tem o impacto direto no setor produtivo, porque o trabalhador não vai trabalhar, muitas fábricas fecham no dia das manifestações, e também tem o impacto indireto, que é quando o setor de comércio e serviços fecha e acaba vendendo menos produtos industriais, o que acaba diminuindo a demanda da indústria”, explica Casaca.

No Rio Grande do Sul, estado onde foram registradas mais vias bloqueadas, a Federação das Indústrias (Fiergs) ainda não avaliou os impactos do movimento. A entidade divulgou nota ontem (10), na qual aponta que o direito de greve não pode interferir na liberdade dos trabalhadores.

“Os serviços essenciais devem ser mantidos, como saúde e transporte. Uma greve localizada no transporte coletivo, por exemplo, certamente provocará a paralisação forçada, na qual a adesão será apenas estatística, muito mais pelo impedimento de locomoção do que por eventual sintonia com as reivindicações”, diz o presidente da Fiergs, Heitor José Müller, no comunicado da entidade.

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não fez uma avaliação sobre o impacto dos movimentos de hoje no setor.

Informações Agência Brasil

Via RSS de Empreendedor

Leia em Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot