Dennis Crowley apresentou hoje o novo visual do aplicativo Foursquare, que celebra a segunda fase da pivotagem que a empresa tem feito nos últimos meses.
Para irritação de muitos dos ‘foursquarers’, a decisão dos executivos foi de separar o app em duas partes, cada uma delas focando em uma determinada funcionalidade. Apresentado há poucos meses, o Swarm concentrará as atividades de check-in e a lista de amigos que você quer que saiba onde você está, e o Foursquare focará nas informações de recomendação de locais bacanas ao seu redor, permitindo seguir influenciadores e pessoas que tenham gosto parecido com o seu, mesmo que você não as conheça.
O novo visual é mais objetivo, com menos firulas e informações desnecessárias. O ‘F’ de Foursquare vira um pininho indicador de lugar (o famoso pin), e aparece em um rosa chiclete, acompanhado pelo nome da empresa em letras azuis. Achei meio esquisita a letra destacada, fica parecendo inicial de super herói, mas é certamente mais emblemático do que o símbolo anterior.
Afora isso, acho que a decisão de separar as funcionalidades em apps diferentes é bem acertada. Ainda que muita gente fique reclamando, a verdade, é que o negócio de recomendações do Foursquare é muito mais interessante e rentável do que simplesmente os check-ins, e é uma funcionalidade que ficava meio escondida no app. Além disso, o novo posicionamento ajuda a concorrer melhor com outras empresas que também tem iniciativas nesse ramo, como o Google e Yelp.
o Swarm concentrará as atividades de check-in e a lista de amigos que você quer que saiba onde você está, e o Foursquare focará nas informações de recomendação de locais bacanas ao seu redor
Particularmente, nunca tive o costume de ficar fazendo check-in em todos os lugares que eu aparecia, mas não foram poucas as vezes que o Foursquare me salvou em uma viagem, ao recomendar um lugar legal nos arredores, ou permitir que eu buscasse exatamente o tipo de comida que eu queria, dentro de uma determinada região. Quando não se conhece muito o local, o app se torna uma ferramenta interessante, ajudando até a saber quais são os melhores pratos da casa, ao conferir as dicas postadas por outros visitantes.
É claro que o trabalho de evangelização sobre essa mudança vai ser grande, mas quem sabe ele compense. Quem abrir uma determinada localidade no Foursquare para ver as recomendações terá um atalho direto para o Swarm para fazer check-in. A separação dos apps também ajuda a controlar melhor a privacidade – no Swarm, seriam concentrados mais os amigos e quem você conhece e quer que saiba do seu paradeiro, enquanto o Foursquare serviria mais como um ‘guia de lazer’.
O novo Foursquare deve chegar às lojas de aplicativos nas próximas semanas, e assim que todos os usuários tenham migrado para o Swarm, a função de check-in deve ser removida do Foursquare.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie