X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Novo material adaptável pode reduzir o custo da energia solar pela metade


A energia solar é uma das formas mais confiáveis de energia renovável — mas ainda é muito cara. Agora, uma equipe desenvolveu um material inteligente e adaptável que pode fazer com que esse custo seja reduzido pela metade.

Desenvolvido pela start-up Glitn Photonics, o novo material tem propriedades óticas que se modificam de modo a capturar a maior quantidade possível de luz solar. Atualmente, usinas de energia precisam usar tecnologia de rastreamento para maximizar a exposição de suas células à luz solar; esse novo material consegue mudar sua reflexividade em resposta ao calor da luz e consegue capturar a luz em vários ângulos.

A nova tecnologia é uma espécie de revestimento a ser usado nas células solares. Uma matriz de lentes finas concentra a luz do Sol em vários ângulos antes que ela passe para uma folha de vidro cuja parte da frente é recoberta pelo revestimento feito com o novo material. A Technology Review explica como tudo funciona:

Quando o feixe de luz concentrado a partir das lentes atinge o material, parte dele fica aquecido. Essa parte deixa de ser reflexiva — isso permite que a luz entre na folha de vidro. O material se mantém reflexivo em todos os outros pontos, o que ajuda a prender a luz dentro do vidro até que ela chegue à borda, onde uma pequena célula solar é montada para gerar eletricidade.

À medida que o dia vai passando, as lentes jogam a luz — captada através de vários ângulos incidentes, lembre-se — em pontos diferentes da folha de vidro, sempre fazendo com que a luz fique apenas onde o feixe de luz está incidindo. Isso reduz a necessidade de manter o dispositivo apontado diretamente para o Sol. A Glin Photonics afirma que a tecnologia poderia produzir energia solar a um custo de US$0,04 por quilowatt-hora, comparado ao US$0,08 dos painéis solares comuns.

A tecnologia ainda é apenas um conceito — a coisa ainda precisa ser adaptada para trabalhar em volume comercial —, mas já é bastante promissora.

[Technology Review / Imagem via]

O post Novo material adaptável pode reduzir o custo da energia solar pela metade apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

eaeeb iVKXvHXpBQU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot