X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O Bê-a-bá da Combinação Tipográfica


fc type

Embora muita gente acredite que Design & Direção de Arte são áreas muito similares, na prática (e principalmente na teoria) isso não é verdade. Cada uma delas tem suas necessidades, seus intuitos, suas bases e aplicações. Dois universos que não são parecidos e justamente por isso se complementam. Enquanto um diretor de arte possui habilidade para desenvolver idéias em composições (como anúncios, filmes, etc), um designer sabe oferecer uma combinação tipográfica mais adequada e funcional para um determinado projeto, por exemplo.

E na minha opinião, o uso de tipos é uma questão terrível. Pois produzir essas combinações fazem parte do dia a dia de qualquer diretor de arte (embora ele não tenha a necessidade de estudar isso tão a fundo, como um designer). É óbvio que o critério, a quantidade de referências e o bom gosto ajudam bastante. Mas sem dúvida, o conhecimento teórico do design ajuda bastante nessas horas.

Vale ressaltar que se levarmos ao pé da letra, criar uma combinação tipográfica (com tipos já existes) de um livro ou algo do tipo, não é design: é editoração. No caso de um livro, só seria design se ele fosse projetado dentro de uma função, como um objeto. Ou seja: desenvolvimento de tipografia adequada; escolha de um suporte (papel, capa) correto; aplicados num formato ideal. Voilà! Design.

fc type

O design quase sempre parte de 4 fatores primordiais na hora de escolher a tipografia de um trabalho. PRIMEIRO: Qual é a função do projeto? É um texto corrido? Existirão titulares? É texto curto ou leitura constante? Precisaremos de uma quantidade de estilos? SEGUNDO: Tecnicamente teremos limitações na impressão? É off-set, gráfica rápida, silk, CTP? Seremos obrigados a usar True Type ou poderemos usar Open Type? TERCEIRO: O cliente tem verba para confeccionarmos uma letra? E se não tiver o suficiente, essa grana compra quantas licenças? QUARTO: Qual é a relação entre a forma e o conteúdo? O volume/visibilidade são essenciais para o trabalho?

No nosso alfabeto (latino) as letras são lidas pela forma, o que exige bom senso e respeito com o ‘tom’ a ‘personalidade’ delas. Isso porque muitas vezes esses ‘timbres’ não harmonizam (graficamente falando). E como a forma é o que nos interessa, rolam aberrações se colocarmos uma Bela e uma Fera pra dançar no layout.

fc type

Assim como na química, aqui combinações erradas também explodem na nossa cara. As itálicas dificilmente duplam bem com romans: é preciso escolher com sabedoria (imprimir, testar a leitura ao máximo principalmente no caso de  texto corrido). E infelizmente a combinação com letras de uma mesma família não resolve isso. Seja o caso de itálica + roman ou não, esse sempre será um coquetel perigoso. Ex.: Helvetica Roman + Helvetica Expanded… é horrível!

fc type

Um jeito fácil de resolver essas combinações é diferenciando bem a altura, o corpo e o espaço. Ou seja? Chuta o balde com tamanhos muito diferentes. Normalmente isso funciona.

As combinações clássicas (e mais fáceis) são entre serif + sans serif. Mas se o caso for de duplar serif + serif ou sans + sans, senta e chora. Nada pode ser mais difícil do que isso. As sans são ótimas. Mas nem sempre se aplicam bem em tudo. Cada vez que alguém usa sans em texto corrido, um tigre-de-sumatra morre na Indonésia. Outro erro clássico é o uso de bold em texto para longas leituras. Nesse caso, falamos de 12 pandas morrendo de gripe na China. Seguindo a bula, é sempre bom evitar. bfd icon smile

Na hora de comprar uma letra, é sempre bom ficar esperto, pois existem diferenças entre “mesmos tipos” de “diferentes fabricantes”. Elas não são iguais. Em alguns casos (serifs) você pode comprar uma letra mecanizada, sem aquele traço orgânico, elegante, que é desenvolvido com base no traço de uma ponta. Isso não significa que as mecânicas são imprestáveis: são ótimas parceiras de sans.

bfd type

Tipografia é uma ciência. E como todas as outras, seu desenvolvimento não tem limites, nem verdades absolutas. Portanto o que vale é tomar cuidado com os erros mais clássicos, encontrar novas combinações e compartilhar com todos. É a melhor forma de desenvolvermos isso cada vez mais. bfd icon smile

bfd b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

bfd di
b di

HtblijBgmk

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot