X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O Casamento Vermelho das Prefs de Curitiba e do Rio


Conhecida nas redes sociais pelo seu jeitinho descolado de falar com os seus munícipes, a prefeitura de Curitiba virou modelo de atuação institucional simpática para cidades do país inteiro. A partir dela, diversas outras páginas de prefeituras começaram a adotar um tom mais leve na comunicação.

Recentemente, em uma das suas postagens musicais no fim do dia, a prefeitura de Curitiba, carinhosamente apelidada de Prefs, precisou fazer algo inusitado: recusar convites de casamento da sua audiência. Os pedidos de “Prefs, casa comigo?” eram uma manifestação do carinho do público para com a página, mas era preciso esclarecer que não seria mesmo possível que a Prefs se casasse com quem quer que fosse.

Curiosamente, entre os muitos pedidos de casamento, havia uma investida da prefeitura do Rio de Janeiro. “Havia tempo que eu estava namorando a página da Prefs de Curitiba em silêncio, sozinha. Tipo amor platônico mesmo”, confessa Naná Coutinho, responsável pela comunicação em mídias sociais da prefeitura carioca. Para ela, paquerar a Prefs publicamente era uma forma de interagir de um jeito divertido.

Esse tipo de interação e “conversinha” entre páginas de marcas no Facebook e no Twitter não é exatamente uma novidade. As equipes de redes sociais já repararam que se relacionar com outras páginas, em especial as que não são concorrentes, gera um maior alcance para o material, e também conquista espaço na mídia especializada.

No entanto, ao invés de manter a conversinha fiada que costuma acontecer nas redes, as Prefs de Curitiba e do Rio decidiram seguir o “noivado” com uma pegada de ação social. Foi aí que surgiu a ideia do Casamento Vermelho entre a Prefeitura de Curitiba e do Rio de Janeiro. Claro que trata-se de um casamento ficcional, mas a “cerimônia” conta até com o apadrinhamento de prefeituras de outras cidades do país, e abre o convite para que os munícipes participem doando sangue em hemocentros indicados pelas páginas.

“Só íamos casar se fosse benéfico para todo mundo. Até que eu tive a ideia de fazer uma ação social nas duas cidades, e assim selar o casamento”, conta Marcel Bely, da equipe de mídias sociais da Prefs de Curitiba.

Cada uma das prefeituras manteve sua comunicação particular para avisar sobre o casório. Na página carioca, o evento se transformou em “O Casamento das Prefs”, enquanto a página de Curitiba se refere à cerimônia como o “Casamento Vermelho” (qualquer semelhança com o Red Wedding de Game of Thrones não é mera coincidência) com direito até a slogan: “Dessa vez também terá sangue. Muito sangue. Mas para salvar vidas”.

Cada prefs fará a recepção do evento em um banco de sangue da cidade neste sábado, dia 27 de setembro. Em Curitiba, a recomendação é que os ~convidados~ se direcionem ao Hemobanco, enquanto no Rio a indicação é ir até o Hemorio.

“Tirar alguém da frente do computador e levar até um banco de sangue não é tarefa fácil. Se as prefeituras conseguirem fazer isso através de uma ação divertida no Facebook, é um mérito muito grande” – Ana Carolina Rocha

Outras prefeituras também se dispuseram a ser “madrinhas” da celebração, como é o caso das prefeituras de Praia Grande, Maceió, Salvador, Ilhabela, Manaus, Blumenau, Maringá, Mariana, Palmas, Cuiabá, Niterói, Limeira, entre outras. Algumas delas estão promovendo a celebração do casamento das prefs em seus próprios hemocentros. “Já avisamos o Hemorio sobre a possibilidade de aumento de doações neste sábado”, conta Naná Coutinho.

Em geral, a ação tem sido bem recebida pelos fãs das páginas. Alguns deles se dispuseram a fazer doações em suas cidades mesmo que as prefeituras locais não estivessem envolvidas, o que ajuda a reforçar os estoques de bancos de sangue do país inteiro.

10612629_692213920867762_1467250870078731434_n

Críticos da iniciativa reclamam que a ação não resolve nenhum problema de forma pontual, e que a conversinha entre marcas já é algo bem batido nas redes. No entanto, acho importante lembrar que a conversa só se estendeu a tal ponto em busca de um bem maior, que é a ação social coletiva e coordenada entre diversas cidades do Brasil.

“Tirar alguém da frente do computador e levar até um banco de sangue para realizar uma doação não é tarefa fácil. Se as prefeituras conseguirem fazer isso através de uma ação divertida no Facebook, é um mérito muito grande. Infelizmente a necessidade de sangue nos bancos é tão grande que não importa a motivação da pessoa para ir doar, o importante é que ela vá. Uma bolsa de sangue pode salvar até 4 vidas e isso sim é nobre”, pondera Ana Carolina Rocha, idealizadora do projeto vai doa.

dc b feedPost originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie

ab brainstorm d qjIDKrITs

ab uUbooJnyU

Via RSS de Brainstorm #9

Leia em Brainstorm #9

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot