X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O cérebro artificial mais realista tem uma mente própria


Computadores podem fazer praticamente qualquer coisa hoje em dia, mas eles ainda estão muito distantes de cérebros robóticos que não apenas fazem o que são mandados, mas também pensam por conta própria. O Semantic Pointer Architecture Unified Network (Spaun) é um desses que está avançando para se aproximar da inteligência humana.

Desenvolvido por neurocientistas e engenheiros de software na Universidade de Waterloo, no Canadá, o Spaun inclui um olho digital de 784 pixels e um braço robótico para escrever, mas o principal dele está nos 2,5 milhões de neurônios simulados que são usados para emular partes do cérebro humano como o cortex pré-frontal, gânglios da base e o tálamo. Usando todos esses neurônios, ele pode pensar sobre questões e resolver problemas da mesma forma que um cérebro humano consegue, mas de maneira muito mais limitada.

Por mais que os seus criadores afirmem que ele é o “mais complexo” cérebro artificial existente, seus truques são bastante escassos: na maior parte das vezes ele reconhece padrões e se lembra de grandes sequências numéricas. O que é basicamente o que faz com que ele seja capaz de fazer um teste de QI, mesmo que seja com uma pontuação baixa. O impressionante não é o que ele consegue fazer, mas o que ele consegue fazer considerando que foi feito para agir como um cérebro real.

No futuro, o pesquisador Chris Eliasmith quer que o Spaun consiga aprender, uma habilidade que tem potencial tão incrível quanto aterrorizante. Até lá, você pode baixar o seu próprio Spaun, já que ele é open-source. Só que provavelmente você não conseguirá rodá-lo. Mas tudo bem, você tem seu próprio cérebro e pode se divertir com ele. [ExtremeTech]

eaab di
eaab jdOMkXazpI

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot