Artigo por Jerome Pays*
Segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), as transações por cartão de débito cresceram 22% no 1º trimestre 2014 em relação ao mesmo período de 2013.
As transações por cartão de débito exigem uma conexão em tempo real com o banco emissor e o ambiente de internet banking do consumidor para conferir o limite e a senha do cartão. Nesse material, Jerome Pays, Diretor de E-commerce da Payzen, gateway de pagamento online, discorre sobre as vantagens de comprar na internet com pagamento via débito em conta e o quanto esse processo pode ser importante para maior rentabilidade do lojista virtual.
- Risco de fraude zero: pelo fato do banco emissor ter autenticado o comprador durante o processo 3D Secure, ele mesmo fica com responsabilidade em caso de fraude (chargeback);
- Recebimento a vista em D+1, contra D+ 30 nas cobranças por cartão de crédito;
- Custo de adquirência reduzido em relação ao cartão de crédito;
- Processo de compensação em tempo real, ao contrário de pagamentos por boleto, que permite fazer a cadeia logística do e-commerce fluir 100%.
Tendo em vista o foco do varejo online para rentabilidade, com todas essas vantagens, o cartão de débito deve ganhar muito espaço no mercado de e-commerce, onde o chargeback e margens apertadas assombram os lojistas virtuais.
Acreditamos inclusive que o processo de cobrança no cartão de débito seja a alavanca para popularização do pagamento 3D Secure que assegura também as transações por cartão de crédito.
Artigo por Jerome Pays, Diretor de E-commerce da Lyra Network, empresa multinacional de origem francesa especializada na transmissão segura de transações financeiras. Líder do segmento no Brasil, a Lyra é também detentora do gateway de pagamentos PayZen.
Imagem de abertura: seamless background card, via Shutterstock
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