X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O empreendedorismo segundo Hollywood


Os personagens Eduardo Saverin (à esq.) e Mark Zuckerberg em A Rede Social (foto: divulgação)

Os personagens Eduardo Saverin (à esq.) e Mark Zuckerberg em A Rede Social (foto: divulgação)

Jornalistas, médicos, advogados, policiais, agentes secretos: todos esses profissionais já foram tema de dezenas de blockbusters. Nada mais natural, portanto, que os empreendedores também encontrassem seu lugar embaixo dos holofotes de Hollywood. Ao longo dos anos, a indústria cinematográfica traçou diferentes retratos dos empresários – recentemente, o site Inc fez uma seleção dos principais. Confira aqui os tipos de empresários que mais fazem sucesso nas telas.

A Mãe-Empresária
Em Baby Boom (1987), Diane Keaton faz sucesso produzindo e vendendo comidinhas para bebê. E ainda consegue manter uma vida balanceada, cuidando da filha e namorando o delicioso Sam Shepard. Só mesmo em Hollywood.

O Empresário-Abutre Vale tudo para faturar em Wall Street – Poder e Cobiça (1987), filme estrelado por Michael Douglas e Charlie Sheen. No papel de corretores da Bolsa de Valores, eles não hesitam em praticar fraudes ou cometer espionagem para subir no mundo das finanças. Bem atual.

O Empresário-Rival A disputa travada entre os gênios da tecnologia Steve Jobs e Bill Gates é o tema de Piratas da Informática (1999). Transitando entre a ficção e a realidade, o filme dá pistas do real clima de competição que sempre existiu entre os dois empreendedores. Dá até para escolher seu time favorito: Macs ou PCs?

O Empresário-Idealista Na teoria, Jerry Maguire – A Grande Virada (1996) fala sobre o poder da honestidade e da ética. Tom Cruise faz o mocinho que larga um emprego corrupto para abrir seu próprio negócio. A grande ironia é que a frase mais lembrada do filme é “Show me the money!”, algo como “Me mostre onde está o dinheiro!”. A ética passou longe.

O Empresário-Maluco A história de como Howard Hugues se transformou em uma lenda do setor da aviação tem lances edificantes. Mas o que fica mesmo na memória do espectador que assiste O Aviador (2004) é a imagem de Leonardo DiCaprio encolhido num canto, com medo da própria sombra. Moral da história: muitas vezes, negócios e paranoia caminham juntos.

O Empresário-Modelo Ele é demitido, perde a casa e ainda tem que tomar conta do filho pequeno. Apesar de todas as intempéries, Chris Gardner (Will Smith) consegue dar a volta por cima, construindo uma nova carreira do zero. Esse é o enredo de Em Busca da Felicidade (2006), o mais próximo que o empreendedorismo já chegou do melodrama.

O Empresário-Traidor O mais notório filme de empreendedorismo dos últimos tempos mostra como Mark Zuckerberg teria traído não apenas um, mas vários amigos/colegas/parceiros em sua trajetória como fundador e dono do Facebook. Difícil saber onde termina a realidade e começa a invenção em A Rede Social (2010). Quando acendem as luzes, porém, a impressão que fica é de que, em algum momento, o empreendedor vai ter que escolher entre ter amigos ou fazer sucesso. Será que é assim mesmo na vida real?

Via RSS de Papo de Empreendedor

Leia em Papo de Empreendedor

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot