X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O mais novo milagre do grafeno: tornar potável a água do mar


Todos os sinais apontam para o grafeno – a substância mais fina e forte que existe – se tornar o supermaterial que leva a humanidade ao futuro que sonhamos. De transistores impossivelmente rápidos a tirar mau cheiro do pé, parece não haver limite para o potencial do grafeno.

Converter água do mar em água potável da maneira mais eficiente possível é só um dos seus truques.

O processo, desenvolvido por pesquisadores do MIT, envolve passar a água do mar por um filtro de grafeno com um átomo de espessura. Este filtro é repleto de pequenos orifícios grandes o bastante para a água passar, mas pequenos o bastante para reter as moléculas de sal. Isto é basicamente osmose inversa, o que não é novidade, mas devido à incrível espessura do filtro de grafeno, este método é de 100 a 1.000 vezes mais eficiente que as formas convencionais. De cem a mil vezes!

Hoje, tirar sal da água é um processo trabalhoso e caro. E o grafeno pode, de repente, abrir 97% da água do planeta – que é salgada – para consumo humano através da dessalinização.

Dizem até que se passar água pelo grafeno usando o mesmo processo, ela vira vinho. Bem, é o que dizem por aí. [Nano Letters via PhysOrg via Geekosystem]

Imagem via Cohen-Tanugi and Grossman/American Chemical Society

e di
e hGlVokdCo

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot