X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O mapa que pode ter trazido Cristóvão Colombo à América é enfim decifrado


A principal maneira de compartilhar ideias hoje é a internet. No século XV, era a cartografia. E agora, pesquisadores da Universidade Yale nos mostram pedaços de um dos mapas mais influentes da história — partes dele, até então, estavam velhas e apagadas demais para serem lidas.

Henrique Martelo é um nome que você provavelmente só reconheceria caso tivesse um grande interesse pela história dos mapas. Mas Martelo teve um papel de destaque nos mais importantes eventos do início do mundo moderno, graças a um mapa que ele desenhou em 1491.

Ele mostrava o mundo como a Europa o via, e estudiosos teorizam há tempos que este mapa deu a Cristóvão Colombo a informação necessária para encontrar o Novo Mundo. (O mesmo mapa também deu a ele a localização errada do Japão, hoje conhecida como Bahamas).

Que um mapa poderia sobreviver por 500 anos — 524, para ser mais exato — é impressionante por si só. Mas muito do texto presente no mapa de 1,80 m de largura se perdeu devido ao uso e desgaste. Pesquisadores tentam decifrar as centenas de palavras e formas presentes no mapa desde a década de 1960, quando ele chegou em Yale.

aa AyXkUyZuU

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

[facebookall_comments]

Populares

Topo