X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O mercado de VCs no Brasil, aos olhos do MIT


Monopoly Money

O Global Entrepreneurship Lab do MIT Sloan Management divulgou um estudo que coloca um rosto e uma série de medidas ao mercado de venture capital no Brasil – “que é nascente, mas já completa cinco anos”, diz a instituição. “Houve uma aceleração nas atividades nos últimos 24 meses, com um aumento significativo do interesse dos investidores e das VCs internacionais”, afirma o documento divulgado.

Mas essas companhias internacionais que estão chegando ao país ainda estão “testando a temperatura da água” com investimentos sem uma frequência exata. “Além do aumento dos VCs, é possível ver um aumento grande de atividade nos investimentos ‘seed’ e na formação de aceleradoras”, relata o estudo.

O capital alocado e comprometido com o mercado brasileiro de venture capital ainda não pode ser medido, devido à falta de dados sobre o assunto. Mas o laboratório informa que existem 20 VCs internacionais e 10 nacionais atuando no país — as informações são do Startup Dealbook Brazil. Veja as estatísticas sobre o crescimento dos investimentos:

cba mit

Os já apontados crescimentos das aceleradoras e do financiamento em “seed” têm criado uma espécie de buraco no mercado, fazendo com que diversas startups não consigam levantar novas rodadas de investimento, diz o relatório. “O investimento em estágio inicial tem visto um crescimento mais forte, com aumento de 140% no número de negócios fechados entre 2010 e 2011. O número de dólares investidos cresceu 380% no mesmo período.”

O laboratório também mediu a “atratividade” do Brazil, no ano de 2012, em um ranking global e o país ficou na 36ª posição, entre os 161 países medidos – em 2010, o país estava na 44ª posição. Diz o MIT: “O ecossistema do Brasil melhorou gradualmente nos últimos cinco anos, mas continua atrás de outros BRICs e países em desenvolvimento”.

fbbae mit

Mas como ficar atrativo? A pesquisa lista uma série de desafios que o país precisa superar:

  • O sistema complexo de impostos, que gera um aumento nas taxas a serem pagas pelas pequenas empresas e pelos investidores
  • O sistema regulatório dos negócios, que é complicado e consome tempo e dinheiro de quem quer começar e fechar uma empresa
  • As leis restritivas de trabalho, que tornam um desafio o momento em que é preciso escalar o negócio de maneira rápida, criando problemas a longo prazo
  • O sistema de educação defasado e aversão cultural ao empreendedorismo, que reduzem a quantidade de capital humano para a criação de tecnologias

Os medos e as incertezas

Segundo o estudo, a maior incerteza para os investidores brasileiros é a quantidade limitada de dados sobre as “saídas” do dinheiro que é aportado. “Existe uma percepção dos investidores de que uma onda de aquisições de multinacionais demonstrará a liquidez dos investimentos feitos no país”, relata. O tempo médio para a saída do investimento no Brasil é similar ao que acontece nos EUA, diz o MIT: de cinco a sete anos.

O IPO, oferta pública inicial de ações, também é visto com cautela pelos investidores, como opção de saída. “A liquidez da Bovespa limita a viabilidade de um IPO local como opção de saída; alguns investidores esperam, com cautela, que a situação melhore em um futuro próximo”, mostra o documento.

A Bovespa não é vista como viável e a Nasdaq desponta como opção para algumas poucas empresas. Segundo o estudo, existe pouco apetite para capitais pequenos e de alto risco.

Para a pesquisa, encomendada pela IdeiasNet, foram entrevistados 21 empresas de VCs e participantes do ecossistema de startups. Saiba mais sobre o time por trás da pesquisa:

ec mit

Veja a íntegra do estudo (em inglês).

fd cbmoemKC

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot