X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O novo Plano Nacional de Banda Larga terá até internet via rede elétrica


O Programa Nacional de Banda Larga foi lançado no ano passado, depois de vários atrasos, com a promessa de universalizar a banda larga no Brasil. Ele oferece planos de 1Mbps por até R$35 mensais (com cota de download). Mas seu impacto parece limitado: em um ano, dos 32 milhões de ativações totais na internet, apenas 1 milhão vieram do PNBL.

Mas segundo a Folha, o governo federal pretende anunciar, no início do ano que vem, o PNBL 2.0. A atualização do Programa Nacional de Banda Larga deve incluir a oferta de conexão via rede elétrica para ajudar a expandir a internet no Brasil. O PNBL 2.0 também deve incluir a exigência de velocidades maiores nas cidades que já contam com o plano.

A banda larga por rede elétrica transmite dados através do cobre dos fios, e não através de eletricidade. Ele requer apenas que você ligue o modem na tomada para se conectar à internet. A regulamentação dela foi feita já tem um tempo, mas a oferta do serviço no Brasil praticamente inexiste.

Ao incluí-la no PNBL, a ideia do Ministério das Comunicações é que, como praticamente todo o país recebe energia elétrica, é muito mais fácil levar a internet por essas redes do que esperar as teles criarem novas redes – principalmente em cidades no interior que ainda não têm oferta de banda larga.

Nos próximos dias, o Ministério das Comunicações deve publicar um decreto com desoneração de infraestrutura para as teles expandirem as suas redes. Depois, uma portaria vai determinar equipamentos que vão receber os benefícios fiscais, e os smart grids estarão inclusos – eles prometem diversas melhorias para o uso de energia elétrica. Nós já falamos sobre eles e como achamos que eles serão importantes por aqui. [Folha via Info]

Imagem por Veja

dbcad di
dbcad MdLffCIWxY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot