X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DO MEME


cd bradkim knowyourmeme

Continuando o aquecimento pro youPIX Festival POA que começa amanhã (saiba tudo sobre aqui), fizemos uma entrevista ~reveladora~ com Brad Kim, editor do Know Your Meme, a maior enciclopédia de memes e conteúdo viral do mundo!

O KYM recebe 9,5 milhões de visitantes únicos por mês e o trabalho de pesquisa e análise da cultura de internet mundial e sua relação com a cultura pop já rendeu prêmios e reconhecimento da maioria dos maiores veículos do mundo.

Brad estará pela primeira vez no Brasil para uma palestra dia 18 de agosto (as 15h30) no palco principal do youPIX POA, onde falará sobre a evolução do meme e o impacto que ele tem no universo cultural.

Algumas dessas coisas, ele nos contou na entrevista abaixo, se liga!

QUANDO VOCÊ SE LIGOU QUE MEMES ERAM UMA COISA GRANDE E DEVERIAM SER DOCUMENTADOS?
Comecei a abrir meus olhos pra essas micro-tendências pela primeira vez quando comecei a frequentar sites de humor coreanos e fóruns estilo BBS, eu tava no ginásio ainda. Mas foi em 2007 ou 2008, quando estudava arte contemporânea e cultura, que fui introduzido ao conceito de meme. Eu estava estudando os virais sobre o movimento anti-hipsters de Nova York e me deparei com milhares de paródias no Youtube. Nessa época lembro de ter pensado: “Cara, eu nunca vou deixar de ter assunto se focar meus estudos nisso“.

 

 

COMO É A VIDA DE ALGUÉM QUE TRABALHA PESQUISANDO MEMES?
Considerando que a maior parte do meu trabalho é pesquisar memes engraçados… meu dia-a-dia é bem chato e rígido. Ele geralmente começo o dia checando: 1) as sugestões de memes enviadas pelos leitores e 2) vendo tudo o que minha busca do Google achou com as palavras “internet” e “meme”. Quando eu vejo que tem algo realmente quente, começo a checar de onde aquilo saiu e se já se espalhou e por onde, temos alguns sites e plataformas que consideramos “hubs meméticos” onde buscamos, tipo o Reddit.

 

 

A GALERA JÁ CANSOU DOS MEMES?
Não acho que a galera vai se cansar dos memes num futuro próximo, já que a cada ano que passa a cultura de internet ganha mais e mais influência e a democracia criativa não entrará em colapso no nosso mundo. Se a definição do que é “meme” continuar  a evoluir pra acomodar os novos usos da internet, ele vai continuar sendo útil pra um monte de gente… pelo menos pra mais gente do que agora.

 

 

QUAL O FUTURO DOS MEMES?
Acho que o futuro dos memes vai depender da maneira como a cultura popular, a mídia tradicional e a cultura de internet vão se fundir. Com o aumento do interesse da mídia tradicional nos memes, o que ocorre é que o ciclo de vida deles está mais rápido. Eles se espalham hoje e amanhã já estão na tv.

Além disso, os termos “meme” e “vídeo viral” tão sendo amplamente usados pra definir qualquer coisa nova ou que bomba. Não me surpreenderá se em breve a palavra meme começar a ser usada pela mídia tradicional pra substituir a já batida e excessivamente usada palavra “tendência”.

 

 

COMO VOCÊ VÊ O IMPACTO DOS BRASILEIROS NO CENÁRIO DA CULTURA DE INTERNET GLOBAL?
A cultura de memes brasileira é um caso de estudo único. Acho que a presença maciça dos brasileiros no Facebook tem um potencial incrível pra promover um intercâmbio cultural maior entre quem só fala inglês e o Brasil. Além disso, o progresso que o Brasil tem feito no cenário das leis de direito autoral e na defesa do Creative Commons já é um exemplo para vários outros países que sofrem com o assunto. O estado da cultura de internet e da cultura do remix no Brasil daqui uns 5 anos pode trazer várias respostas para legisladores em outros lugares do mundo.

 

 

SE OS BRASILEIROS FOSSEM UM MEME, QUAIS SERIAM?
Se os brasileiros fossem um memis, eles serianzis o Mussum Forevis. o/

 

 

SOBRE O QUE VAI SER SUA APRESENTAÇÃO NO YOUPIX?
Sobre tudo isso que falamos aqui e mais um pouco! Vou contar uma história breve sobre a evolução do termo “meme“, que hoje em dia é um meme por si só, e também apresentar pesquisas e estudos sobre o que isso vai significar no futuro.

 

 

PRA FECHAR, VOCÊ TEM ALGUM SUPER-PODER?

(╯°□°)╯︵ ┻━┻

 

 

Curtiu? Então veja esse super-poder em ação no youPIX POA dia 18 de agosto às 15h30 no auditório. o/

 

 

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot