X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O plano para ressuscitar o satélite perdido da NASA encontrou um grande obstáculo


O projeto para assumir o controle do ISEE-3, um satélite da NASA de 30 anos atrás, encontrou um grande obstáculo: a ideia era reajustar sua trajetória para usá-lo em projetos científicos… mas parece que isso não vai acontecer.

Para recapitular: o ISEE-3 é um satélite lançado em 1978 para orbitar o Sol, projetado para estudar a física do vento solar. A NASA parou de contatá-lo em 1997, depois de suas muitas missões terminaram. Mas o ISEE-3 continuou “vivo”, e a NASA sequer percebeu.

Há alguns anos, a agência descobriu que ele ainda estava flutuando pelo espaço, mas não respondia a sinais de comunicação. A NASA não tinha orçamento para restabelecer contato com o satélite e começar a usá-lo de novo. Assim, um grupo de cientistas e fãs começou uma campanha de crowdfunding para levantar US$ 160.000 e tomar as rédeas do projeto.

Em maio, eles conseguiram oficialmente restabelecer contato com o pequeno satélite, e nós comemoramos. Mas a má notícia veio esta semana: segundo o Space News, o sistema de propulsão do ISEE-3 foi ativado duas vezes com sucesso, e depois parou de funcionar:

“Não havia nenhuma combustão, não detectamos nenhuma aceleração e nada estava saindo dos motores”, disse Keith Cowing, editor do NASAWatch.com que liderou o projeto ISEE-3 Reboot junto ao empresário Dennis Wingo, em uma entrevista por telefone em 9 de julho.

“Nós realmente não podemos fazer nada”, disse Cowing.

A NPR explica em detalhes o que deu errado:

O processo tomado sugere que os tanques de nitrogênio necessários para pressurizar o combustível ou não estão funcionando, ou estão vazios, diz Cowing. “Então, basicamente, não podemos mais disparar os motores.”

As ativações anteriores do motor podem ter simplesmente queimado o combustível que já estava nos tubos, diz Cowing. Se os tanques de nitrogênio não funcionam, então a equipe não pode levar mais combustível até esses tubos. Isso significa que eles não poderão ajustar a trajetória do satélite, para levá-lo a uma órbita que o permitiria, mais uma vez, fazer ciência.

E agora? Cowing diz à NBC News que “temos muitas outras opções para usar o satélite”: ele está em uma órbita semelhante à Terra, então será possível manter contato com ele – só não será possível ajustar sua trajetória. Por isso, a equipe tentará aproveitar esta órbita do ISEE-3 e usá-la para explorações científicas úteis. O próximo passo, no entanto, é bem menos ambicioso: “estamos desafiando as pessoas a tirar fotos dele” com um telescópio.

Mesmo com os contratempos, é bem incrível que esse projeto aconteceu – e contra todas as probabilidades. Também ajudou o fato do ISEE-3 ser durável: as células solares estão em ótima forma, permitindo-o funcionar e manter contato com a Terra. Não suma, rapaz. [Space News, NPR, NBC News]

O post O plano para ressuscitar o satélite perdido da NASA encontrou um grande obstáculo apareceu primeiro em Gizmodo Brasil.

ef PYOKaUhcdkQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot