Alguns dias atrás a prefeitura da cidade de Nova York anunciou a candidatura vencedora para transformar a infraestrutura de telefones públicos. A LinkNYC levará conectividade Wi-Fi gigabit gratuita a mais de 7000 torres nas ruas. É uma das maiores e mais ambiciosas redes Wi-Fi do mundo.
No começo do ano, Nova York abriu uma licitação para revitalizar o sistema existente de telefones públicos, decrépito e, convenhamos, atualmente não lá muito útil. A LinkNYC disponibilizará conexão ultrarrápida e outros serviços através de pontos de alumínio com 28 cm chamados “Links”.
Além de uma antena, que gera um raio Wi-Fi de 45 metros, as torres de 2,9 metros terão tablets Android embutidos com uma série de apps pré-instalados, bem como estações de recarga para os seus próprios gadgets. E, claro, os Links ainda serão telefones, com a diferença de que em vez de gastar US$ 0,25, os nova-iorquinos poderão ligar gratuitamente para cinquenta estados. (Três telefones públicos serão mantidos como estão como registro histórico.)