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O poder do marketing de artigos


O Article Marketing ou, em português, o Marketing por meio de Artigos, ainda não é totalmente aproveitado na blogosfera brasileira, mas tem um grande poder. É a melhor e mais barata forma de potencializar o seu blog nas buscas. Vale a pena começar a utilizá-lo para atingir e/ou aumentar com qualidade as duas bases de um bom blog: índice de visitas e SEO. Saiba mais sobre esta nova técnica e um pouco sobre as repercussões que ela já gerou na blogosfera, além de (como sempre!) dicas de como iniciar-se no Article Marketing. Aproveite a tacada, porque ela está em alta atualmente!

São duas as principais formas de fazer Marketing por meio de artigos:

  • Por meio de guest-posts
  • Por submissão de textos a diretórios

Sobre os guest posts, todos já sabem: posts em outros blogs, mais populares. Isto é bom, também, mas a liberdade que você tem nos diretórios de submissão de artigos é enorme.

Nestes locais, você geralmente tem a opção de adicionar (geralmente, até 3) palavras-chave específicas linkando para alguma página sua. Assim, pode muito facilmente subir de posições no Google para tais palavras-chave, se quiser otimizá-las com qualidade, pois tem total domínio do texto âncora que as compõe.

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Um exemplo: você cria um novo blog de nicho, em inglês, com base na palavra-chave “skincare” (cuidados com a pele). Coloca esta palavra no título de seu blog e em vários pontos dos textos, mas mesmo com alguns links apontando para o seu blog, não consegue atingir o topo das pesquisas para esta palavra-chave.

Então, a melhor forma de atingir o seu objetivo, certamente, será a produção de alguns artigos com links apontando para o seu blog com a palavra-chave “skincare”. Assim, o Google saberá que o seu blog tem alguma relevância dentro deste assunto. E pode ir fazendo vários artigos seguindo esta métrica, até atingir o topo. Em algumas situações você pode precisar de apenas 1 ou 2 artigos e, em outras, muito mais. Mas certamente este esforço vale a pena, principalmente se você conhece o assunto sobre o qual está escrevendo.

Outra forma de promover o seu trabalho desta maneira é com a biografia do autor, que geralmente encontra-se abaixo dos seus artigos. Pode colocar um link para o seu próprio blog, para potencializar sua promoção e ainda ganhar alguma relevância dentro do assunto sobre o qual escreve.

Quando utilizar marketing de artigos?

Agora, veja as principais situações onde você pode utilizar o Article Marketing:

  • Quando precisa atingir o topo para determinada palavra-chave de um artigo do seu blog.
  • Quando criou um blog de nicho específico para um palavra-chave long tail e está quase no topo.
  • Se o seu blog for relativamente novo e você queira angariar alguma relevância rapidamente.

Além disso, o Article Marketing também é aplicável em várias outras situações.

Geralmente, as pessoas não se iniciam no Article Marketing por pura preguiça ou por falta de tempo, como no meu caso. Mas certamente, quando as coisas esfriarem por aqui estarei criando vários blogs de nicho e submetendo artigos em vários diretórios. Você pode fazer o mesmo, no momento em que quiser!

Dicas para marketing de artigos eficientes

  • Procure fazer textos com uma qualidade altíssima.
  • Aponte para páginas específicas do seu blog que estejam quase ao topo das pesquisas.
  • Pode apontar também para a página inicial do seu blog, sempre que puder.
  • Siga corretamente as regras do diretório onde está submetendo seus artigos.
  • Cuidado com o sistema de Links em certos diretórios: alguns nem dão Links Follow e, outros, apenas quando o artigo ganha um número X de reconhecimento, como as Hubpages.
  • Submeta artigos sobre o mesmo tópico para vários diretórios, mas nunca artigos idênticos, muito menos idênticos aos que você publicou em seu próprio blog. Faça algumas alterações, pois senão terá todo o seu trabalho perdido, por conta do conteúdo duplicado que está a submeter. Para isto, você pode reescrever manualmente ou conhecer um pouco mais da técnica de Spun Articles, a qual pretendo abordar aqui mais tarde.
  • Trace uma estratégia de Link Building para cada artigo que você criar, para aumentar a relevância de tais páginas apontando para o seu blog.
  • Para começar, pode pegar alguns artigos já prontos do seu blog e fazer algumas leves adaptações. Isso leva apenas 15 minutos e vale muito a pena.

1 – Publique apenas artigos originais e de qualidade

Um dos objetivos do article marketing é ganhar notoriedade, credibilidade e respeito, e nesse sentido deve apenas publicar artigos de qualidade e escritos por si. Deve implementar esta estratégia com o máximo de profissionalismo e seriedade, e empenhar-se como se estivesse a escrever por exemplo um artigo para o seu próprio blog. Não facilite, é a sua reputação que está em jogo.

2. Preserve a sua imagem

Escreva apenas sobre temas que domina. Se quiser arriscar publicar artigos sobre assuntos que não domina, o mínimo que deve fazer é pesquisar sobre o tema em causa de modo a evitar erros de palmatória e/ou incongruências. Se não o fizer corre o risco de ter que enfrentar o “lado negro” do article marketing, e em vez de tirar proveito irá estar a dar um tiro no próprio pé.

3. Dê algo que interesse aos leitores

Não publique artigos apenas por publicar. Tente passar ao leitor informação útil e relevante porque só assim irá captar a atenção e fazer com que ele visite a sua página à procura de mais e melhor informação.

4. Publique de acordo com o site ou produto que pretende marketizar

O artigo publicado deve estar intimamente relacionado com o produto ou site que você pretende publicitar. Assim, no final poderá deixar um link contextualizado com o tema do artigo. Não fará sentido nenhum escrever, por exemplo, sobre jogos e colocar um link para um site de emprego.

5. Evite colocar demasiados links 

Existem diretórios que permitem a colocação de links no próprio texto do artigo, e isso pode levar  à tentação de deixar links a torto e a direito por todo o artigo. Quer o diretório permita a colocação de links no texto e na caixa “sobre o autor”, ou permita  apenas links no campo reservado ao autor, considere deixar apenas 1 ou 2 links, o mais relacionados possível com o assunto abordado. Assim, o tráfego que vier a conseguir será tráfego de alta qualidade. Prefira a qualidade à quantidade.

6. Defina um plano e cumpra-o

De acordo com o seu tempo disponível, estabeleça quantos artigos pretende publicar por semana, por exemplo, e esforce-se para conseguir cumprir o planeado.

 Normalmente o Marketing de Artigos não traz grandes resultados de imediato, e muito menos será com a publicação de meia dúzia de artigos que você irá atingir um grande sucesso. Antes pelo contrário, terá que ser paciente e perseverante e verá os resultados chegarem com o tempo. Por tudo isto, e também porque dá certo trabalho, o marketing de artigos é ainda pouco praticado em língua portuguesa, no entanto, todos aqueles que investirem o seu tempo verão os seus esforços recompensados e irão certamente distinguir-se da multidão.

Portanto, é isto que quero deixar a vocês hoje: acumulem técnicas de divulgação e nunca abandonem uma porque não está rendendo. Apenas otimize-a até elas renderem algo interessante!

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