A que ponto chegamos!, diriam meus avós. Meus pais também (espera só eles lerem isso). Muito já se especulou sobre o dia em que as máquinas reproduziriam a si mesmas, com um forte toque de inteligência artificial. Coloque aí o movimento maker e as impressoras 3D e… bem, ainda falta um pouco. Mas algumas impressoras 3D são capazes de fabricar a maioria das suas peças – e a maioria das peças de outras máquinas.
O dia da independência das máquinas ainda não chegou, mas máquinas antigas passam a construir novos tipos de máquinas e, às vezes, máquinas novas passam a construir máquinas que antes já usávamos. Este é o caso do Pi-top, um computador que é fabricado quase inteiramente por uma impressora 3D (não por robôs tradicionais em fábricas)! O nome é um trocadilho entre laptop e a tecnologia Raspberry Pi.
O foco do produto está em 1) auxiliar as pessoas na criação de hardware e 2) fazer as crianças terem contato com os componentes de um computador. A ideia é você receber as partes em casa e montar o kit – que obviamente é simplificado (portanto não espere uma máquina avançada) e vem com uma placa de Arduino (a placa com os circuitos eletrônicos que operacionalizam os comandos).
O Pi-Top está em pré-venda por menos de 300 dólares no site de financiamento coletivo IndieGoGo por mais dois dias e já alcançou mais de 175% da meta da campanha.
O post O primeiro computador do mundo feito em uma impressora 3D apareceu primeiro em Startupi.com.br.