X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O primeiro voo do Airbus A350 XWB: o pesadelo do Dreamliner é real


O que você está prestes a assistir é história sendo feita, o triunfo de sete anos de design e engenharia. Hoje, o Airbus A350 XWB completou seu primeiro voo. Este é o vídeo do gigante tomando os céus.

Este não é apenas mais um avião grande: o A350 é um milagre de fibra de carbono. 53% de sua estrutura é feita de compósitos (mais do que qualquer outro), o que torna este o avião mais eficiente de sua categoria, em termos de consumo de combustível e emissão de CO2.

O A350 partiu de uma pista em Toulouse, França, e completou um voo de teste de quatro horas no início desta manhã. Este é apenas o início de seu processo de certificação, que vai durar 2.500 horas espalhadas durante um ano. Se tudo correr bem, o avião poderá decolar de aeroportos já em 2014.

airbus a350

O A350, feito na Europa, é considerado o principal concorrente para o Boeing 787 Dreamliner. Na verdade, ele é uma resposta não muito sutil para a Boeing, cujo avião é feito com “apenas” 50% de materiais compósitos.

O Dreamliner, que decolou pela primeira vez no ano passado, teve a vantagem de ser o primeiro. Ele poderia vencer o A350 com facilidade. Só que o plano saiu completamente pela culatra: o Dreamliner está cheio de problemas.

No início deste ano, um Dreamliner pegou fogo em Boston (EUA) após uma falha no seu sistema experimental de energia, que usa baterias de lítio. E poucos dias atrás, a segunda maior operadora de Dreamliners do mundo cancelou todos os serviços com a aeronave, depois que motores de um avião se recusaram a funcionar na pista.

A Airbus pode estar um pouco atrasada para a festa, mas aprendeu com as falhas da Boeing e descartou planos de usar uma bateria de lítio. Agora é esperar pelos próximos testes – e pela sua estreia comercial no ano que vem. [Airbus]

aeddd EFGHohmSXiM

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot