X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O procrastinador preguiçoso


Essa é a história de Gilberto. Um homem de 43 anos, com aparência de 35 e cabeça de 21. Um cara tranquilo e na dele. Mora com os pais, assiste televisão, trabalha de vez em quando para conseguir seguro-desemprego e leva a vida na boa. Ele não se estressa com o “sistema”, nem com a política ou futebol. Sinceramente, segundo Gilberto, dá preguiça de pensar nessas coisas. Apesar da fissura dele por jogos de computador, ele não gosta muito de ficar muitas horas jogando. Sinceramente, cansa. Assim como também cansa preparar uma comida ou sair para namorar. Namorar dá um trabalho enorme e no final das contas onde vai dar? Noivado. Depois casamento. Depois primeiro filho. Depois segundo filho. Depois adolescência dos filhos e ainda velhice em casal. Só de pensar, Gilberto começa a suar frio.

No dicionário, ao lado da palavra “procrastinador”, apareceria a foto de Gilberto se não fosse o fato dele também, ser ícone da palavra preguiçoso. Por isso acharam melhor não colocar a sua foto para não causar confusão nas crianças. Afinal, Gilberto seria procrastinador ou preguiçoso? Gilberto não se intitula um procrastinador, porque ele não sente qualquer culpa ou sentimento de vergonha, em não fazer aquilo que as outras pessoas consideram importante. Preguiçoso também ele não se considera porque, afinal, ele até que trabalha bastante. Só não acha sustentável ter que ir trabalhar se pode ser demitido de vez em quando, para ter acesso ao benefício do seguro-desemprego.

O Gilberto é o Gilberto. Uma figura só. Se alguém o chama para sair, ele já percebe o trabalhão que vai dar e não vai. Se alguém diz que vai até a casa dele fazer o almoço para ele e bater um papo, ele já pensa logo que vai ter que ficar horas sentado, escutando a outra pessoa e desiste. O Gilberto prefere ficar lá, paradão, sem fazer nadar. Respirar já dá um trabalho danado e ele só faz isso porque realmente precisa. Do contrário, dava umas paradinhas na respiração de vez em quando…

A PREGUIÇA
A preguiça para mim é uma doença que todo ser humano já possui logo assim que nasce. Tudo que construímos é para “facilitar” a nossa vida e manter a preguiça entre um dos nossos principais hábitos. Celular, televisão, computador, avião, etc. É uma infinidade de tranqueiras que foram construídas, para não nos darmos nem ao trabalho de cozinhar a nossa própria refeição. Acho um absurdo isso, mas aquelas sopinhas instantâneas são ótimas para aliviar o frio e manter a preguiça…

Porém, precisamos trabalhar. Não pelo dinheiro, mas para dar vazão ao nosso poder criativo, aos nossos talentos e as nossas competências. Combater a preguiça neste caso é prioritário. Quando queremos trabalhar, é sempre ela que aparece para adiarmos o que poderia ser feito hoje para amanhã. É sempre ela que aponta para aquela pilha de trabalho enorme e diz que terminar aquilo não valerá à pena. E no final de um processo de procrastinação e preguiça, o que nos resta é estresse, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprirmos com as nossas responsabilidades e compromissos.

COMBATA A PREGUIÇA COM DISCIPLINA
Torne-se uma máquina no combate a preguiça. Crie hábitos diários que entrem no seu DNA para que todos os dias você a vença um pouco mais. Em dias de frio, é muito comum sentirmos mais preguiça do que o normal. Para isso não ocorrer, precisamos manter a nossa agenda e terminar coisas e mais coisas diariamente. Assim, substituímos o sentimento de não dar cabo de algo, pelo sentimento agradável de estarmos chegando onde queríamos chegar.

Eu faço algumas coisas ao longo do dia para evitar a procrastinação e a preguiça:

  • Afasto-me das redes sociais e dos e-mails logo assim que o dia começa
  • Quando sento pela primeira vez no dia na mesa de trabalho, abro a minha lista de tarefas e ataco aquilo que é mais prioritário.
  • Vejo e-mails e redes sociais com hora marcada
  • Quando começo a sentir aquela pressão por procrastinar, faço alguns exercícios que tiro do meu baralho de Yoga, como alguma coisa ou simplesmente saio um pouco ao ar livre para relaxar
  • Evito ler e-mails duas vezes. Ou não os leio ou respondo-os assim que os abro.

Cada uma deve ter a sua fórmula própria para não se tornar uma pessoa como o nosso amigo Gilberto, da história acima. Eliminar o vício da preguiça é fundamental para conseguir a vida que desejamos. Sem eliminar esse vício, continuamos atados às circunstâncias da vida sem viver o nosso propósito. Procure maneiras de eliminar pouco a pouco esse vício e conquiste o domínio sobre si mesmo dia após dia.

Músicas da versão em áudio deste post:

Ouça este post ou faça download do áudio

Gostou deste artigo? Então compre nosso e-book
e saiba como montar uma empresa do zero sem investir quase nada:
Marco Zero
Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

wkcTdmJE o

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot