X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O quanto a sua empresa está preparada para as “caquinhas” do dia-a-dia?


No post Alguns pensamentos que provavelmente estão te impedindo de inovar eu comentei sobre a Síndrome do Corneteiro do Apocalipse (SCA). A SCA é muito comum em reuniões de avaliação sobre novos produtos. Ela basicamente consiste em levantar problemas que não existem e provavelmente nunca irão existir.

Por mais que a SCA seja uma grande vilã da inovação, existe uma outra síndrome que pode atrapalhar muito o dia-a-dia de uma empresa. Essa é a Síndrome do “Depois eu vejo isso” (SDEVI).

A SDEVI se manifesta quando vemos que algo tem potencial para dar caquinha mais pra frente, avaliamos a situação e concluimos: depois eu vejo isso.

Uma curiosidade sobre a SDEVI é que de vez em quando ela é apontada por alguém com o espírito de um grande herói do cinema nacional, que gentilmente avisa: Já falei que isso vai dar “problema”.

Exemplo de acidente

"Não falei que era pra você parar de mexer no Facebook no trabalho?"

Conheça anteriormente o tipo de risco que você está disposto a correr
Simplificando bastante, existem 4 tipos de riscos que você corre.

  1. Risco físico: Basicamente algo que coloque em risco a integridade física das pessoas. Desde um acidente de trabalho até o desenvolvimento de algo crônico como lesão por esforço repetitivo.
  2. Risco financeiro: Nessa área, os problemas vão desde a perda de um cliente até a necessidade de ter que ficar toda hora consertando um computador que parecia barato, mas era uma bela porcaria
  3. Risco do retrabalho: De certa forma, tempo é dinheiro. Porém, é importante enfatizar o risco de algo ter que ser feito de novo. Um fenômeno bem comum nessa área é quando estamos quase terminando um documento e a energia cai antes de salvarmos o arquivo.
  4. Risco do ego: Seja por um cliente pouco se lixando em relação a um novo produto ou por ver amigos ganhando muito mais em carreiras tradicionais, o ego do empreendedor é constantemente atacado no dia-a-dia.

Avalie o impacto da caquinha vs. a probabilidade dela acontecer
Uma das melhores formas de lidar com o medo é pensar objetivamente sobre a pior coisa que pode acontecer e qual a chance disso ocorrer. Se ela não for tão ruim, bring it on! Se ela não for muito provável, bring it on!

Porém, um problema do ser humano é achar que ele sempre é a exceção. Ao ver uma estatística dizendo que algo tem 99% de chance de dar errado, a pessoa sempre acha que está nos 1%.

Por isso, o melhor a fazer é conversar com pessoas mais experientes e avaliar a real probabilidade da caquinha acontecer. Se o cara falou que o problema é provável e que ele pode ser grande, é melhor se prevenir.

Decida o que você vai fazer, mesmo que seja para decidir que não vai fazer algo
Para evitar a SDEVI, o melhor a fazer é perguntar “Depois quando?”.

Se algo é relevante, é essencial definir um prazo para que a pendência não fique lá pra sempre. Se não for relevante, apague da sua lista de pendências e seja uma pessoa mais feliz por se livrar daquele problema.

É importante destacar que o “quando” nem sempre precisa ser temporal. Algo como “na hora que isso incomodar” pode ser um bom prazo.

Por exemplo, eu e Luiz (meu sócio) temos pastas separadas com documentos da empresa. Em algum momento sabemos que precisaremos centralizá-las, mas só iremos fazer isso na hora em que precisarmos delegar tarefas para outras pessoas e elas começarem a se confundir com a organização das pastas.

Até lá, essa pendência some da nossa lista de preocupações.

Conclusão: Desde que o problema seja relevante, prevenir é melhor que remediar
Lembrando sempre da análise sobre impacto vs. possibilidade da caquinha acontecer, vale sempre a pena investir em sistema preventivos desde o backup automático de arquivos como o Dropbox até contratar uma consultoria jurídica ou tributária para evitar problemas mais para frente.

Um outro exemplo bacana de serviço focado em não te deixar na mão é a assistência técnica corporativa da Itautec, nossa parceira. Se algum equipamento de informática da sua empresa (não necessariamente Itautec) der pau, eles oferecem várias modalidades de atendimento técnico, incluindo visitas na empresa, o que diminui bastante o tempo que o equipamento fica parado.

Se você sofre toda vez que um produto de informática dá problema, confira mais informações sobre o serviço deles aqui.

Por outro lado, se você está montando agora sua estrutura de informática, vale muito a pena conferir a rede de consultores credenciados pela Itautec. Faça sua busca por aqui.

Abraços,
Millor Machado (lutando diariamente para criar uma ambiente à prova de caquinha)

Caso a caquinha já tenha acontecido, vale a pena conferir nossas dicas sobre como lidar com a situação no artigo O que fazer quando tá tudo dando errado.

Você também vai gostar de ler:


  1. road_to_perdition_1440x900

    Conheça sua verdadeira motivação para o que você está fazendo

    A dica de hoje foi dada por Mark McGuinness no blog Copyblogger Uma análise histórica mostra que Bach era bastante … Continuar lendo


  2. peterdrucker

    Frases de Peter Drucker essenciais para qualquer empresa

    A dica de hoje foi dada por Babak Nivi em seu blog. Sobre risco “Inovadores de sucesso são conservadores. Eles … Continuar lendo


  3. raising-capital

    Qual ação de marketing está funcionando na sua empresa?

    O artigo de hoje foi escrito por Márcia Cadecaua, diretora de treinamento da MPR Informática. Toda empresa possui o seu … Continuar lendo

a GkoiouICcQ

Via RSS de Saia do Lugar

Leia em Saia do Lugar

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot