X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O que fazer depois de ter tido uma ideia para abrir uma empresa


Essa semana recebi um e-mail de um leitor que não sabia o que fazer após ter tido uma ideia para abrir sua própria empresa e, realmente apesar de pensarmos que esta é uma resposta fácil de ser respondida, falta o passo-a-passo para que uma ideia seja colocada em prática através da criação de uma empresa. Existem bons livros sobre o tema, mas nenhum deles possui um passo-a-passo como o que pretendo dar-lhe agora e em um próximo e-book a ser lançado em breve. Sendo assim, tentarei, a seguir, resumir de maneira simples, objetiva e prática os passos seguintes após ter tido uma ideia para abrir uma empresa.

VALIDAR A IDEIA

A primeira coisa que o empreendedor deve ter em mente é que uma ideia é um chute, apenas um chute, de algo que pode ser que dê certo. Logo, antes de qualquer coisa, ele precisa validar a sua ideia. De que formas? Para mim, existem duas boas formas de validá-la: a primeira é com os amigos e a outra com pessoas fora do seu círculo de amizade. O empreendedor que pretende validar a sua ideia de negócio, precisa utilizar os recursos disponíveis na internet e no corpo-a-corpo para determinar se a sua ideia vale à pena ou não. Na internet, ele pode utilizar uma página no Facebook para a sua empresa, produto ou serviço, tentando primeiro converter seus amigos em potenciais clientes para depois converter pessoas desconhecidas também nesses seus clientes. Outra validação importante pode vir do corpo-a-corpo, montando uma barraca no salão de festas do prédio ou na própria rua para atrair seus amigos e potenciais compradores da vizinhança e receber feedback sobre o que se pretende comercializar.

MONTAGEM E APRESENTAÇÃO DO MODELO DE NEGÓCIO

Validada a ideia, é hora de montar o plano de negócio para apresentá-lo às pessoas que passaram pelo funil e agora se encontram na posição de potenciais clientes da sua empresa. Uma breve apresentação da sua ideia em um documento texto já vale para que você ajuste facilmente o seu negócio na medida em que for apresentando ele para esses potenciais clientes. Eu ignoro totalmente a criação de um plano de negócios, porque para mim é muito mais importante demonstrar como o modelo de negócio funciona do que estimar números no papel aumentando as chances de erro.

PROPOR A ESCALABILIDADE DO NEGÓCIO

Como você vai escalar o negócio é uma definição importante e que também antecede qualquer formalização da sua nova empresa. No início, toda empresa praticamente tem a mesma estrutura, composta pelos sócios e talvez mais um ou dois funcionários. Estrutura esta que possui um custo de manutenção que deverá ser consumido durante um tempo estipulado. Escalar o negócio, significa propor como você conseguirá atingir mais clientes e consequentemente, aumentar o faturamento da sua empresa.

ESTABELECER OBJETIVOS DE CURTO, MÉDIO E LONGO PRAZO E MÉTRICAS

Uma das coisas mais importantes para qualquer empresa depois das citadas anteriormente é atingir o ponto de equilíbrio o quanto antes para poder respirar menos sufocada. Os primeiros meses de qualquer empresa é algo estressante e sufocante e se você não determina objetivos de curto, médio e longo prazos, torna-se muito comum, optar pela saída do negócio antes dele chegar aos seus dois anos de idade. Defina o quanto de faturamento você necessita ter para atingir o ponto de equilíbrio da sua empresa e em quanto tempo você quer atingi-lo. Crie métricas para avaliar o seu progresso e faça ajustes na sua operação para atingir os seus objetivos. Só desta forma, você conseguirá saber se a sua empresa está progredindo ou não.

FORMALIZAÇÃO DA EMPRESA

Por fim, formalize a sua empresa. Depois de todo o mercado testado, de você ter falado com seus potenciais clientes e até começado a construir a sua estrutura de negócio, agora é hora de formalizar a sua empresa. Para isto, você precisará seguir os seguintes passos:

  1. Definir e Descrever o ramo de atividade da empresa
  2. Fazer algumas consultas para saber se o endereço onde sua empresa será formalizada é válido na Prefeitura, Secretaria de Meio Ambiente, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Conselhos de Classe, entre outros órgãos conforme ramo de atividade da empresa
  3. Elaborar o Contrato Social
  4. Registrar o contrato na Junta Comercial e Obter o NIRE
  5. Definir o CNAE , atentando para o SIMPLES
  6. Registrar o CNPJ pela Internet
  7. Solicitar o ALVARÁ
  8. Solicitar a Inscrição Estadual
  9. Fazer o Cadastro da Empresa na Previdência Social
  10. Emissão do Bloco de Notas Fiscais e Autenticação dos Livros Fiscais

Essas informações estão melhor descritas no site do SEBRAE-PR no link Legalizando minha empresa.

Vale ressaltar que assim que você formalizar a empresa, você terá, além do seu sócio, o governo municipal, estadual e federal recolhendo seus impostos e milhares de obrigações e responsabilidades. Para ser empresário é preciso ter estômago, parar de #mimimi e manter-se estável emocionalmente tanto nos meses bons como nos ruins. Se você acha que tem essa capacidade de auto-gerenciamento, vá pra cima e insista sempre, sempre, na sua ideia.

ace insistimento d WdqtTZIU

ace J mfosGSfGo

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot