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O que torna um conteúdo viral? A anatomia de um artigo com mais de 500 mil likes


O que podemos aprender sobre conteúdo viral observando um artigo com milhares de compartilhamentos

Marc e Angel Chernoff são os donos por trás do blog marcandangel.com, uma publicação com muito conteúdo inspirador para o dia-a-dia, que regularmente se espalha por toda a mídia social, alcançando milhares de compartilhamentos.

Sendo assim, o que podemos aprender com o artigo deles “30 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo” (30 Things to Stop Doing to Yourself), um artigo com mais de 500 mil likes, mais de 200 mil tweets e vários compartilhamentos em outras redes sociais?

Então, sem delongas aqui estão os seis ingredientes mais importantes para ter um impacto selvagem na maneira viral com que o seu conteúdo se espalha.

#1. A ciência da persuasão: pregando o medo de perder

Marc e Angel escreveram 2 artigos. Um deles foi intitulado de 30 coisas que você pode fazer a si mesmo, e o outro, 30 coisas que você deve parar de fazer a si mesmo.

Curiosamente o segundo título, através da negação sempre teve melhor desempenho.

O raciocínio de Marc e Angel foi a de que todo mundo quer ler sobre o que não fazer e verificar se eles estão fora dessa lista, ou que estão fazendo e deveriam parar.

Se você estiver escrevendo algo que é único e as pessoas têm a sensação de que podem perder algo é um ótimo gatilho para fazer as pessoas se interessarem no seu conteúdo.

Se há 30 coisas que você precisa parar de fazer a si mesmo, é melhor eu verificar se há qualquer tipo e comportamento que eu preciso parar de praticar agora, diz Marc para descrever o pensamento e a motivação do leitor ao ver o artigo.

Os benefícios são as únicas coisas que eles têm a perder.

Os benefícios são as únicas coisas que eles têm a perder.

#2. Faça o seu conteúdo ser fácil de ler

Nos websites, normalmente os usuários têm tempo para ler apenas 28% das palavras durante a sua visita. 20% é algo mais provável, segundo a Nielsen.

Outro ponto é que as mensagens precisam servir como um recurso para os leitores online. A razão é simples, todos gostamos de conteúdo compacto, fácil e transparente na internet.

Agora, uma to-do list tem o formato ideal para isso. Um post que lhe da 30 coisas é muito poderoso. Por um lado, você pode escolher focar em apenas algumas das 30 coisas.

Por outro, se todos as 30 coisas são interessantes e úteis, ao ler apenas algumas delas pode ser tudo que uma pessoa precisa para compartilhar.

#3. Nós queremos aprender alguma coisa e ficarmos mais espertos

Um ponto muito importante sobre o artigo de Marc e Angel é que ele é preenchido com muita mão na massa, dicas que você pode colocar em prática a partir de agora.

Além disso, aprender 30 coisas cria uma sensação de que as pessoas que leem esse artigo sempre vão ficar mais espertas e inteligentes.

Um dos elementos mais importantes para uma parte do conteúdo se espalhar é o nível de utilidade prática que ele tem.

Nós tratamos sobre esse sentimento no artigo “Porque o conteúdo viraliza: teoria e prática”, ressaltando que a utilidade pode ser o maior condutor de um conteúdo viral.

Se você ler o artigo de Marc e Angel vai perceber que cada um dos 30 pontos é muito bem pensado, oferecendo conselhos práticos e até mesmo dando continuidade para o tema fora do artigo.

Utilidade prática é o grande segredo da viralização.

Utilidade prática é o grande segredo da viralização.

#4. Botões de compartilhamento tornam o conteúdo 7 vezes mais propensos a se espalhar

Outo ponto crucial é o poder dos botões e compartilhamento. Esse assunto parece óbvio e muito simples, a ponto de não valer a pena mencionar.

No entanto, diariamente vemos websites que desvalorizam cada vez mais o poder dos botões de compartilhamento e podem prejudicar muito a viralidade do artigo.

No caso do artigo de Marc e Angel, os botões de compartilhamento estão em destaque antes e depois de cada artigo.

Os botões de compartilhamento têm grande influência em um conteúdo viral.

Os botões de compartilhamento têm grande influência em um conteúdo viral.

Felizmente, não é apenas especulação o fato de os botões de compartilhamento fazerem a diferença em seu conteúdo. 7

Em um estudo recente sobre os botões de compartilhamento, a BrightEdge parecia fazer o seu conteúdo 7 vezes mais provável de se espalhar com os botões.

A barra de compartilhamento nas mídias sociais permitem que o conteúdo seja compartilhado até 7 vezes mais.

A barra de compartilhamento nas mídias sociais permitem que o conteúdo seja compartilhado até 7 vezes mais.

#5. O tamanho tem tudo a ver

Se você ainda levar alguns minutos andando pelo blog Marc e Angel, você vai ver que cada conteúdo tem grande profundidade e detalhe. Não há um post curto por lá.

E isso tem uma boa razão: o comprimento do conteúdo é um elemento muito importante.

O tamanho do conteúdo também influencia no fator viral.

O tamanho do conteúdo também influencia no fator viral.

Como observa Carson, apesar da forte correlação existe uma série de evidências que aponta para a influência do tamanho do conteúdo. Certifique-se de poder escrever um artigo no estilo de 30 coisas, e que a sua primeira coisa entregue tanto valor quanto a sua última.

#6. Consistência e autoridade

Através da tentativa e erro, Marc e Angel testaram dezenas de diferentes tipos e formas de conteúdo. Eles, na verdade, começaram com um blog muito tecnológico e, gradualmente se depararam com o poder da publicação e conteúdo mais inspiracional.

Esta consistência de escrever mais de 1.000 artigos está profundamente arraigada no entendimento humano com a construção de confiança.

O fato de que seus leitores podem esperar um artigo de alta qualidade todos os dias faz toda a diferença, diz a ciência.

As pessoas preferem dizer sim para as coisas que mostram forte consistência em suas ações, segundo Robert Cialdini.

Nós estamos sempre fascinados com o que motiva as pessoas a compartilharem online os conteúdos. E precisamos entender, em cada pessoa, o efeito e o aprendizado das pessoas com o conteúdo.

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Este artigo foi inspirado pelo original, “What makes contente spread: The anatomy of a post that got over 500,000 likes”, do blog da Buffer.

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