X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O quilograma ganhou peso


Existe um grande debate sobre a precisão da padronização do quilograma. E agora, cientistas mostram de uma vez por todas que o pedaço de metal que define a unidade de massa está ganhando peso.

O quilograma original – o Protótipo Internacional de Quilograma, ou IPK, feito de liga de platina e irídio – é o padrão definido para todas as medidas de massa. Então ele é importante.

Há quarenta réplicas ao redor do mundo, e o Reino Unido tem a posse da réplica 18. Pesquisadores da Universidade de Newcastle foram dar uma olhada nele e descobriram que algo estava errado.

Usando uma máquina de raio-X espectroscópica de fotoelétrons – a única do mundo – eles conseguiram analisar o bloco com uma precisão nunca antes atingida. O que acontece é o que a idade pesou. Sim, a idade: as medidas de raio-X mostraram que, com o passar do tempo, houve um acúmulo de hidrocarbonetos na superfície – aumentando o peso em 100 microgramas.

Parece pouco, mas não é. O quilograma também é usado em outras medidas: no joule, na candela (medida de brilho da luz), entre outras – o quilograma “pesado” pode causar um efeito cascata de imprecisões. E numa era na qual lidamos até com partículas subatômicas, e onde a precisão nas medidas é algo essencial, precisamos de um padrão que não mude.

Seria até aceitável se toda réplica do quilograma envelhecesse da mesma forma: afinal, nós usaríamos o mesmo padrão ao redor do mundo, ele só teria mudado um pouco. Mas os cientistas acreditam que esse não é o caso. Peter Cumpson, professor de sistemas microeletromecânicos da Universidade de Newcastle, explica ao ScienceDaily:

“Ao redor do mundo, o IPK e suas 40 réplicas estão envelhecendo de forma diferente, divergindo do original… Nós só estamos falando sobre uma pequena mudança… mas a massa é uma unidade tão fundamental que mesmo essa pequena alteração é significativa e o impacto de uma pequena variação em uma escala global é enorme.”

Então, o que fazer? Bem, os pesquisadores mostraram que ao expor blocos similares a uma mistura de ultravioleta e ozônio é possível remover os contaminantes da superfície e – potencialmente – restaurar o peso original. Até agora ninguém tentou isso com os padrões de quilogramas, então ainda precisamos ver se isso funciona na prática. Quem vai tentar primeiro? [Science Daily]

Imagem via Wikimedia Commons sob licença Creative Commons

dceb zbdg JCkCcs

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot