X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

O quilograma oficial do mundo está ficando mais leve


Os americanos já sabiam há algum tempo que havia alguns problemas com o “Le Grand K” da França, o modelo internacional do que é um quilograma. Feita em 1879, esta liga de platina e irídio deveria ser o padrão perfeito da unidade de massa. Só tem um problema: ela está ficando mais leve.

A revista Mental Floss analisa as repercussões disto, e as falhas de se usar um padrão físico para propósitos tão importantes.

O modelo do quilo é mantido sob proteção, mas a cada 40 anos ele reaparece: criam-se oitenta réplicas dele, que são comparadas ao modelo do quilo presente em laboratórios ao redor do mundo. Da última vez que ele apareceu, ele tinha 0,05mg a menos – um problema, já que a massa dele simplesmente não pode variar.

E por que ele está ficando mais leve? A Mental Floss diz que:

Especialistas não sabem ao certo para onde foram esses miligramas, mas alguns teorizam que as réplicas são manipuladas mais frequentemente, o que pode lhes acrescentar massa de forma sutil. Outros postulam que a liga metálica do Le Grand K está “perdendo gás”, ou seja, o ar está gradualmente escapando do metal.

Mas por que é importante que o “Le Grand K” seja preciso? Porque o padrão precisa ser padronizado. A Mental Floss diz que pequenas mudanças podem se acumular em um grande problema:

O quilograma também é usado em outras medidas. O joule (J), por exemplo, é a quantidade de energia necessária para mover um peso de 1kg por um metro. A candela (cd), medida de brilho da luz, é medida em joules por segundo.

Isto significa que se o quilograma não for preciso, o joule e a candela também não, o que pode acabar causando problemas em uma série de indústrias, particularmente na de tecnologia. À medida que microchips processam mais informação a velocidades cada vez maiores, mesmo pequenos desvios levam a catástrofes. A falta de confiabilidade no Le Grand K “começará a se tornar perceptível na próxima década ou na seguinte na indústria de eletrônicos”, avisa o físico do NIST Richard Steiner.

Agora, cientistas estão se virando para redefinir o que é um quilo, da mesma forma que redefiniram o metro: antes, ele era uma barra de metal que ficava ao lado do “Le Grand K”; hoje, ele é definido como a distância que a luz viaja em 1/299.792.458 de segundo. Enquanto isso, ficamos com o padrão imperfeito do quilo. [Mental Floss]

Imagem por GizMag

fa di
fa RttvIHgkLRE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot