A próxima versão do Opera contará com recursos adicionais para os usuários que gostam de ter a mesma experiência de navegação em diversas máquinas e mesmo diversos dispositivos. O Opera Link, de acordo com a organização, vai ganhar a sincronização de usuários e senhas. Acabou-se aquela história de ficar decorando senhas, pois.
Para tanto, a Opera Software precisou rever processos internos de segurança. Além disso, todos os sistemas de login na web da companhia adotaram o uso do HTTPS, que torna a autenticação muito mais segura, visto que os dados trafegam pela rede completamente embaralhados (ou criptografados, para o pessoal mais técnico).
O Opera Next, versão do navegador para os corajosos, recebeu a sincronização de senhas, que depende da tecnologia Opera Link (existente desde a versão 9.5 do navegador).
Na primeira vez que o usuário salvar seus logins e senhas, uma chave de autenticação é gerada na máquina do usuário, a fim de encriptar o conteúdo dos dados transmitidos com essas informações. Essa mesma chave é enviada para os servidores da Opera, porém assegurada pela senha particular da conta no Opera. É a partir desses requisitos de segurança que a Opera Software garante que nenhum intruso vai obter acesso aos precisos logins e senhas de seus usuários.