X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os 4 alicerces para se construir algo e fugir da “miojização”


Sempre que eu erro na administração dos meus negócios, do lar, do meu dinheiro ou de uma simples atividade, percebo que falhei em um dos alicerces (senão todos) que descrevo neste artigo. Infelizmente ou felizmente, pertencemos a uma cultura e geração “miojizada” como bem disse o filósofo brasileiro Mário Cortella em um artigo que li há um tempo atrás. Construímos o nosso “eu” adulto querendo tudo junto agora e ao mesmo tempo. Os casamentos, empregos, trabalhos, projetos, namoros e praticamente todas as relações que temos hoje foram “miojizadas”. Somos a geração lámen que por ter perdido a identificação com as incertezas naturais da vida, quer controlar tudo para ter tudo agora ao mesmo tempo junto.

Para utilizarmos a nossa inteligência apropriadamente, nossa mente deve estar calma. ~ Dalai Lama via twitter

DECISÃO, PLANEJAMENTO, PROCESSO E TRABALHO CONTÍNUO
Para construir qualquer coisa precisamos passar por essas quatro etapas. Não existe planejamento se não foi decidido o que irá ser planejado. Da mesma forma que não existe criação de processos se não houve planejamento. E também não existe trabalho ou conclusão de algo, se não houve trabalho contínuo baseado em processos que foram planejados por algo que foi decidido. Até para se comer um miojo é necessário que tomemos uma decisão de comer miojo, façamos um planejamento para saber que precisamos de miojo e uma panela com água e ainda, um processo, que nos faça colocar a panela no fogo, aguardar a água ferver, para aí colocar o lámen e deixá-lo cozinhar por três minutinhos. No entanto, notem que neste processo, não houve trabalho contínuo e, por conta disso, o resultado é uma comida sem aquele sabor das comidas feitas em casa num trabalho contínuo e muitas das vezes demorado. Quem já comeu macarrão caseiro sabe do que estou falando.

DECISÃO
Antes de começar qualquer coisa precisamos tomar uma decisão de começar e enxergar o resultado final. Para isso, a melhor forma de tomar essa decisão, é escrevendo-a no papel. Se você irá construir algo com alguém, melhor ainda, pois nesse caso, vale assinar um contrato que comprometa ambas as partes. Tomar as decisões no papel, nos força a tornarmos ainda mais claras nossas decisões, antevendo possíveis problemas e propondo soluções para eles. Entretanto, vale lembrar que tudo é um chute, pois quando estamos nesta fase da construção, não temos garantias sobre tudo o que irá acontecer. É aí que entra o planejamento: para chutar melhor.

PLANEJAMENTO
Tomada a decisão, é hora de se planejar e de definir como tudo será feito. Tomando cuidado para deixar tudo bastante claro, o planejamento é essencial para se construir uma casa, fazer uma bela macarronada e manter um casamento. Neste ponto, definimos nossas próprias expectativas e também as expectativas dos outros envolvidos no que se está planejando. Com o tempo e o exercício do planejar e do trabalhar, vamos aprendendo o que fazer e o que não fazer para as coisas saírem mais certas. Sendo assim, não se apavore quando logo de cara as coisas não saírem bem do jeito que você queria. Gaste pouco tempo pensando nos problemas, absorvendo-os como uma lição para você ao mesmo tempo que já pensa nas possíveis soluções.

PROCESSO
Processo para mim é igual disciplina. Depois que planejei que tal, tal e tal coisas serão feitas nos dias tais, tais e tais, basta que eu crie uma disciplina de trabalhar em determinada hora para tal, tal e tal coisa. Se aprendemos a assentar tijolos, por exemplo, temos ali um processo que foi se desenvolvendo ao mesmo tempo em que fomos trabalhando nele. Agora que sabemos assentar tijolos, podemos ter uma estimativa de tempo próxima do real para estabelecermos um processo definitivo para erguer uma, duas ou mais paredes. Bastará seguir o mesmo processo de assentar tijolos e nos atermos à qualidade desse micro-processo que as paredes serão erguidas no tempo devido sem o menor problema. Não se dê uma folga dos seus processos. Execute-os com disciplina e sem folgas que pouco a pouco você andará mais do que já andou em toda a sua vida nos seus projetos.

TRABALHO CONTÍNUO
Como no exemplo do miojo, sem trabalho não há sabor e sem sabor, não há realização. Imagine que você é uma pessoa super talentosa para dança. Você possui um talento natural para dançar. Você, simplesmente, praticamente voa enquanto dança. Se você quiser participar de uma grande equipe de dançarinos ou viajar o mundo em uma turnê, terá que trabalhar muito por mais que tenha talento natural para aquilo. Nenhum dos nossos ídolos não trabalhou. Todos trabalharam bastante por mais que seus trabalhos muitas das vezes parecesse que não eram trabalhos de verdade. Ledo engano nosso. Dos escritores famosos que conheço, todos trabalharam incansavelmente escrevendo todos os dias para se tornarem os gênios que são e foram. Para os estudiosos, a mesma coisa. Os pintores, idem. Os músicos, também. Todos amam suas profissões e tiveram que trabalhar bastante para se realizarem como profissionais e seres humanos dando vazão total a seus talentos inatos.

DECIDA-SE E TRABALHE
Basicamente o meu recado de hoje é que você se decida por aquilo que deseja e trabalhe para conquistar. Você provavelmente deixará de ser amigo de algumas pessoas e também perderá algumas oportunidades financeiras. Entretanto, o que você estará perdendo são relações “miojo” com pessoas e dinheiro que serão compensadas no futuro pela construção da sua visão de ser humano e profissional.

Abandone o miojo de vez. Fuja dele e comece a cozinhar o seu macarrão caseiro da vovó (ou do vovô).

Boa “comilança”!

Acompanhe nosso trabalho:
rsstwitterfacebooklinkedinyoutubeyoutubeninggmailpaypal

cb aVHZZsbAifM

Via RSS de Insistimento

Leia em Insistimento

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot