X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Os arranha-céus chineses realmente indicam uma recessão econômica?


Arranha-céus são símbolos da plenitude econômica desde que Daniel Burnham, o arquiteto por trás de alguns dos primeiros prédios altíssimos, disse “Não faça planos pequenos; eles não têm poder para agitar o sangue dos homens.” Mas é possível que esses altos edifícios também precipitem crashes econômicos? De acordo com um analista, sim. E a China, em particular, caminha para uma recessão.

O conceito é chamado Índice de Arranha-céus, e recebeu este nome em um artigo de 1999 do economista Andrew Lawrence, que mostrou como a construção de arranha-céus recordistas está correlacionada com recessão econômica. É uma ideia bem simples: com as taxas de juro em queda, a construção de espaços para escritórios aumenta para acomodar a expansão das empresas. Fica mais barato construir, então os projetos ficam cada vez mais altos. Finalmente, quando o boom atinge seu pico, o mercado saturado e o temor de uma bolha faz tudo paralisar.

ku-xlarge (4)
Gráfico por Bloomberg Businessweek.

E, como Lawrence provou, o índice se mantém há anos. No início de 1900, o Pânico de 1907 coincidiu com a construção de duas torres altíssimas. O padrão continuou, com o Empire State Building sendo inaugurado pouco antes do crash de 1929, que gerou a Grande Depressão. O World Trade Center original ficou pronto pouco antes do Crash do Mercado de Ações de 1974, e ainda temos o Burj Khalifa e dezenas de outros prédios altíssimos. Meta-análise de 2011 colocou em questão a ideia de existir uma correlação real entre os fatos, mas confirmou que a altura dos prédios e o crescimento econômico estão relacionados.

A mente por trás do índice, Lawrence, esteve nos noticiários novamente recentemente defendendo que a China está à beira de um desaceleramento econômico. De acordo com o economista, projetos de arranha-céus como o Sky City, que pode ser o prédio mais alto do mundo quando ficar pronto, profetizam uma recessão. Em entrevista à CNN, Lawrence (que agora faz parte de uma empresa de pesquisa de propriedades na China e em Hong King chamada CIMB Group) disse o seguinte:

A China vai construir cerca de 40% dos maiores arranha-céus do mundo nos próximos 4 anos então obviamente entrará em uma bolha da construção… o Índice tem uma correlação de 150 anos entre os maiores edifícios do mundo e recessões econômicas. Para a China, não há motivo para a correlação mudar.

A China recentemente teve um mês mais lento – mas, até agora, não há um indicativo real de que eles estão prestes a cair. [CNN]

cdf bpPkWWrk

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot