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Os erros e os acertos dos pitches


Américo Amorim, da D'Accord

Américo Amorim, da D'Accord

No dia 15 de março, participei da banca examinadora do Innovation Panel, evento realizado pela Endeavor, maior organização de apoio ao empreendedorismo do mundo. Na ocasião, dez empresas tiveram a oportunidade de fazer uma apresentação de dez minutos a investidores, membros de aceleradoras e incubadoras. Foi uma oportunidade única para avaliar alguns dos maiores erros e acertos cometidos por empreendedores durante esse tipo de evento. Veja a lista e prepare seu pitch: nunca se sabe quando você poderá encontrar um anjo no elevador.

ERROS FATAIS

Megalomania Em uma determinada apresentação, um empreendedor disse que só ficaria feliz quando seu produto fizesse sucesso fora do planeta Terra. A troca de olhares entre os membros da banca dizia tudo – naquele momento, ele perdeu toda sua credibilidade. Na hora de fazer previsões para sua empresa, demonstre confiança e entusiasmo, mas jamais tire os pés do chão.

Discurso técnico Mesmo que a tecnologia esteja na base do negócio, não se perca em explicações técnicas cansativas. Um dos empreendedores passou longos minutos explicando como garantiria a integridade de equipamentos para a indústria de petróleo e gás. Metade da banca caiu no sono. Exponha os processos de maneira sucinta, concentrando-se em como aquele equipamento sensacional irá trazer dinheiro para você e para os investidores.

Arrogância Quando alguns integrantes da banca contestaram o modelo de negócios de uma startup, considerado anacrônico, um dos empreendedores reagiu com irritação, tentando provar por A + B que ele estava certo. Essa atitude pode denotar resistência em lidar com pessoas de fora. No momento em que os investidores falarem com você, ouça com atenção e diga que irá avaliar o que foi dito, mostrando humildade e espírito de cooperação.

ACERTOS MILIONÁRIOS

Foco no modelo de negócio Tente responder as seguintes perguntas: como a sua ideia vai gerar lucro para você e seus parceiros? Quanto tempo isso vai demorar? Qual o crescimento estimado para os próximos anos? Muitos empreendedores passam horas falando sobre o quanto a sua ideia é inovadora, mas hesitam na hora de revelar números que comprovem isso.

Bom humor Tempere os números com boas tiradas e comparações interessantes. Vale citar empresas e personalidades conhecidas, desde que enriqueçam a história que pretende contar. Preste atenção na reação da banca e interaja com eles. Durante o evento da Endeavor, Américo Amorim, da D’Accord, conquistou a simpatia da banca com uma apresentação dinâmica e bem-humorada – sem deixar de lado os números.

Resultados Mostre para a banca o que já conquistou. Quais clientes já adotaram a sua ideia? Como eles se beneficiaram do seu produto? Quais investidores e aceleradoras já se envolveram com o projeto? Como você está enfrentando a concorrência? Vale incluir vídeos com imagens e depoimentos que comprovem o valor da sua ideia.

Via RSS de Papo de Empreendedor

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