X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

OS MELHORES MEMES DE 2012


bbfef memes header

OI, OI, OI!

Foram semanas horas minutos de debate entre os membros da nossa equipe pra conseguir definir os memes que marcaram o ano de 2012. Como diz Clarice Lispector, “meme é como bunda, cada um curte um tipo“, então é difícil definir quais foram as bundas os memes que mais bombaram no ano.

Por definição,  um meme é um conceito do qual as pessoas se apropriam e começam a criar coisas em cima (pode ser imagem, gíria, paródia, etc). É meio como a ideia do “Como me sinto quando”, sabe? Se bastante gente se identifica com aquele conceito, se sente da mesma maneira em relação à ele, mais forte vai ser o meme, já que um montão de pessoas vai usa-lo por aí. Uns são mais virais e outros menos, uns são usados mais por um grupo, outros até sua mãe conhece…

Pra tentar fazer uma lista bacana e BRASILEIRA, a nossa lista está excluindo aqueles que são meras traduções de memes gringos (serão citados no final) e inclui não só os vídeos, gírias, imagens e coisas do tipo, mas também comportamentos que se tornaram prática comum dos ~internautas~ brasileiros esse ano, se repetindo e proliferando como qualquer hashtag de Avenida Brasil pelo Twitter.

Muito bem, então vamos aos memes do ano…

 

A SANTÍSSIMA TRINDADE DOS MEMES

Já que tamo falando de memes, acho que é melhor tirar logo da frente aqueles que formaram a trinca de outro dos memes brasileiros esse ano: Luiza do Canadá, Nissim Ourfali e Para Nossa Alegria. Todos ~advindos~ de vídeos virais da interwebz, foram objeto de exploração remixes, adesivos, camisetas, produtos, paródias, gírias, instants, montagens, imagens, processos judiciais (Porra, Nissim) e tudo o mais que um bom meme tem direito de ganhar. Até sua mãe ficou sabendo sobre essa Santíssima Trindade Memética.

Nós fizemos um dossiê extenso sobre a origem e o melhor que cada um deles tem a oferecer, clica no nome pra se divertir:

cefc para nossa alegria

 

 

 

 

GINA INDELICADA E PERSONAGENS ADJETIVADOS

A Gina… é Indelicada. O Chaves… é Sincero. O Chapolin também! A Dilma… tá bolada. O Willy Wonka… é Irônico. O Eike Batista também. O Johnny Depp… é Canalha. O He-Man é Retrô! A Namorada é Sinistra.

Não teve jeito! Inspirados pelo fenômeno do meme “Willy Wonka Irônico” (que bombou em Abril de 2012) e impulsionados pelo sucesso da fanpage Gina Indelicada, hype viral na web em agosto de 2012, diversas outras páginas ~de humor~ pipocaram no Facebook trazendo algum tipo de personagem conhecidão da galera, associado à algum tipo de adjetivo – Bolado, Depressivo, Canalha, Sincero, Irônico e por aí vai. A partir da Gina Indelicada, os fakes que antes se limitavam à uma imitação genérica do tal personagem,  passaram a focar em algum traço (desvio?) de personalidade do mesmo.

ebec ginaindelicada

Além de inspirar essa onda de memes “PERSONAGEM + ADJETIVO”, a página Gina Indelicada se meteu em muita polêmica, ao ter seus posts apontados como kibes pela ~Polícia da Internet~.  A página Gina, Kibadora Indelicada foi criada o fim do mês e trazia prints de tuítes que a Gina original teria plagiado, junto com pequenos ataques ao criador. Sobre essa discussão, você pode ler mais neste post: Gina: apenas indelicada ou kibadora de tuítes?

O caso foi parar em toda a mídia – ExameUOL, A Redação, Interney, F5 – e, passado o calor do momento, a internet arrumou outro meme/coisa pra fazer e a vida de Ricck Lopes, criador da Gina, seguiu a diante em uma agência top de publicidade brasileira.

ebec ginaindelicada

 

 

 

 

 

SPODER DA DEPRESSÃO E DERIVADOS

Falando em páginas de humor no Facebook… com certeza tu viu aí na sua timeline uma desenho que traz personagens com cara de dedão e falando tiopês. A coisa começou no Brasil no meio do ano com o Spoder da Depressão (o desenho original do Spoder com essa cara de dedão feita no Paint nasceu na gringa, e se tornou famosa em tirinhas e vídeos em que ele aparece com o meme do Dolan, uma caricatura do pato Donald). Apesar do Spoder e atribui-se a tristeza do Spoder ao fato dele ter sido excluído do filme “The Avengers”. KKKKKKK

ebec spoder

Além do Spoder, existe uma centena de outros personagens da Marvel, da DC, da televisão, dos quadrinhos, dos desenhos, das música, do esporte, do videogame e de todo lugar que ganharam suas fanpages no Facebook, sempre com um desenho estilo dedão e o texto escrito em tiopês (as expressões “ó as ideia” e “pq fas içu” são comuns nessas páginas).

Fizemos uma listinha com alguns exemplos de fanpages desse meme. Vários deles são amigos e conversam entre si na timeline e a maioria traz os personagens fazendo piadinhas manjadas da galera e algumas originais. 🙂

dacbbe spoder

SUPER HERÓIS, SEUS INIMIGOS, AMIGOS E PARENTES

dacbbe spoder

OS ARTISTAS E CELEBS

 

GALERA DO ESPORTE

 

GAMES, DESENHOS E AFINS

dacbbe spoder

 

 

 

“RECALQUE”

Essa foi, facilmente, a palavra do ano na internet brasileira. Se você esteve online, certamente chamou algo ou alguém de recalcado e também foi alvo de recalques alheios. O termo “recalcado” significa , literalmente, algo que foi calcado várias vezes, ou seja, tá lá embaixo escondido por baixo de várias camadas.  http://www.dicionarioinformal.com.br/recalque/

No sentido psicológico, é alguma emoção ou ideia que tentamos reprimir, censurar dentro da gente porque consideramos absurda.  Porém, contudo, todavia, na internetz virou sinônimo de “inveja”.

Uma pessoa recalcada é uma pessoa invejosa. E em tempos em que todos estão expondo suas vidas felizes e incríveis nas redes sociais, fica bem fácil ser objeto de “recalque” alheio, não é mesmo? A rede social do outro é sempre mais verde que a nossa. Mas não vem não, recalque aqui bate e volta.

O grau de recalque da web brasileira vem crescendo desde 2011 e atingiu seu ápice agora no mês de dezembro. Por que será?

dacbbe recalque google

 

 

 

 

 

#CHATIADO

A origem histórica do chatiado é o Orkut, em comunidades ou quando a palavra costumava ser usada com o u_u, um emoticon que expressa decepção (e que lembra muito o Okay Guy), conforme nos informou um usuário da época.

Mas do Orkut pra nossas vidas atuais, não rolou evento específico que detonou o uso da gíria (tipo um “Mamilos” ou “Bons Drink” que sairam de vídeos virais) mas vários pequenos eventinhos que, quando combinados, ajudaram o meme a se espalhar e cair  no teclado da galera. Explicamos todos detalhadamente aqui.

Em 2012, o interesse pela palavra #chatiado cresceu 5 vezes e o ápice da nossa chatiação aconteceu em setembro desse ano. O que será que nos causou tanta tristeza? Eleições? Mensalão?  Veja aqui a história completa desse meme.

eca tumblr mpcrarxqcivo

 

 

 

 

AS MINA PIRA

Em 2012 a internet foi invadida por uma onda de sedução, sensualidade e muita inspiração. E é isso com que as mina pira! Vários xavecos zica do bairro rolaram pela interwebz brasileira.

Sabe de onde veio? Tudo começou com essa reportagem completamente random, com uma cara bem bonito que mostra como é ser um Sensual Seduction do século XXI. Veja o vídeo abaixo:

Do vídeo pro meme foi só um pulinho e logo começaram a bombar várias imagens, perfis e xavecadas com as minas pira. O primeiro boom do meme rolou em Janeiro de 2012, mas foi lá pra maio que ele se espalhou geral por todas as redes sociais existentes na galáxia brasileira.

Aqui tem uma seleção das melhores.

fadeab asminapira

 

 

 

 

“TERMOS DE USO”

Não foi um ano fácil para os “Termos de Uso” das mais populares redes sociais da internet. Indo bem além de pontos específicos nas políticas de sites como Instagram e Facebook, esse ano rolou uma discussão importante sobre o que significam esses “contratos” que estabelecemos com essas redes.

O caso mais recente foi do Instagram, que tentou mudar seus Termos de Uso pra ter pra si o direito de comercializar fotos dos usuários sem dividir com estes a receita e se viu em meio à uma mobilização mundial de usuários que culminou com o Instagramcídio de muitos e, claro, à declaração de derrota do Instagram, que voltou aos termos originais de uso do site.

fadeab dislikeig

 

O velho de guerra Facebook também passou o ano vendo seus usuários se revoltarem contra termos de uso do site e, principalmente, sua política de privacidade. Estamos aqui expondo nossas vidas loucamente sem nenhum critério, mas quando o Facebook resolve usar nossos dados pra ganhar dinheiro, é hora de se revoltar. Ou então, cair nos inúmeros hoaxes e boatos que pipocaram nos murais do site esse ano (veja alguns aqui e aqui). Desde o começo do mês, o direito dos usuários votarem em novas políticas do site foi revogado. É o fim de democracia no país de Mark Zuckerberg.

be facebook novasdiretrizes direitosautorais msg burra

 

No Brasil, tivemos ainda o Apocalipse das Páginas, nome dado por (ex)donos de fanpages ao fatídico mês em que o Facebook resolveu promover a limpa geral e tirou do ar mais de 300 páginas consideradas irregulares por eles. De acordo com pronunciamento oficial, as páginas feriram algum Termos de Uso.

Isso meio que jogou um balde gigante de água fria na cabeça da galera que via o Facebook como o ~novo wordpress~. O conteúdo que você posta no FB não é seu (já que ele pode ser deletado sem aviso prévio/póstumo a qualquer momento) e, aparentemente, a única ~entidade~ que pode ganhar dinheiro diretamente com ele é o próprio Facebook.

be paginanaoencontrada

Lição aprendida? Tá na hora de falar de um “Termo de Uso” ainda mais importante e que diz respeito à internet brasileira como um todo. O Marco Civil da Internet, projeto de lei que vai definir os direitos e deveres dos usuários na web, teve sua votação adiada pelo menos 5 vezes esse ano. Pontos como Neutralidade de Rede, Direitos Autorais e Liberdade de Expressão estão gerando desacordo entre empresas, usuários e governo. Porém, como as empresas tem um lobby bem forte, são os usuários que saem mais prejudicados nessa história toda. Entenda isso melhor aqui e aqui.

E pra fechar o capítulo sobre Internet Livre, ficou sabendo que essa semana rolou em Dubai uma reunião da União Internacional de Telecomunicações (UIT, órgão da ONU) onde, dos 144 países com direito a voto, 89 aprovaram um novo tratado sobre os regulamentos internacionais de telecomunicação (ITRs) que confere aos governos o poder de interferir no livre fluxo de informações na internet? Pois é! Pra piorar, o Brasil foi um dos países que votou a favor dessa absurdidade. Clique aqui pra ler sobre o que o Estadão chamou de “A Guerra Fria” da Internet.

Porra, youPIX, tô aqui pra ver memes divertidos e você me vem com esse papo de sério? Sim, mano! Se a gente não se ligar nisso tudo o que tá rolando AGORA, amanhã podemos não ter esse espaço livre pra criar e compartilhar esses memes todos. Pesquise o que tu pode fazer agora, porque depois não vai ter mensagem em mural do Facebook que vai te ajudar. o/

 be marco civil da internet

 

 

 

 

 

TODOS OS MEMES DA ELEIÇÕES 2012

Esse ano tivemos Eleições e, sempre que tem votação o assunto reaparece: “porque os jovens não saem dessa internet e se envolvem mais com as campanhas de candidatos”? Bom, disseram que 2010 ia ser o ano da campanha eleitoral online. Não foi! Daí disseram que essa de 2012 seria. Também não foi! A maioria delas apenar reproduziu no online aquela coisa chata, intrusiva e linear das campanhas offline.

Porém, o o jovem de hoje, que tem seu comportamento pautado pela interação digital, aderiu às campanhas eleitoreiras do seu próprio jeito, o que resultou na explosão de memes eleitorais.

Serra perdendo o sapato, Serra Inova, Soninha #MtoLoka… Palavras, foto e ações dos candidatos foram transformadas em uma infinidade de vídeos remixados, montagens, quadrinhos, tumblrs, páginas no Facebook, perfis fake no Twitter e outras formas de expressão memética, transformando o meme na maior vaselina eleitoral de que se tem notícia. Veja uma coletânea dos melhores aqui.

dfc meme eleitoral

 

 

 

 

AVENIDA BRASIL

Ano passado saiu uma pesquisa da JWT que mostrou o quanto as mídias tradicionais influenciam e pautam as redes sociais. Nunca tivemos uma prova tão contundente desse fato como agora, ao acompanhar o impacto da novela Avenida Brasil na internet.

É o maior hype criado por uma novela nas redes sociais desde o advento do hábito da galera de ver tv e comentar tudo online. Segundo o Ibope, 43% das pessoas assiste TV e entra na internet  ao mesmo tempo. A página Avenida Brasil tem mais de 470 mil fãs no Facebook, no Get Glue, rede social pra galera compartilhar o que assiste na tv ou cinema, a novela já recebeu mais de 20 mil check-ins, a hashtag #oioioi chega a ser mencionada mais de 1300 vezes por dia no Twitter, ganhando o prêmio do Melhores da Twittosfera 2012, e a busca por “Avenida Brasil” aumentou mais de 3000% no Google.

Tá bom pra você?

Clique aqui e relembre os maiores memes de Avenida Brasil.

dfc tumblr moazGxKrvvbko

 

 

 

 

// BÔNUS: OS MEMES GRINGOS

Ok, a gente não resistiu, aqui vai nossa listinha dos memes gringos que bombaram mundialmente e/ou ganharam versões brasileiras “RérbertiRichãrs”:

 

O QUE QUEREMOS? QUANDO QUEREMOS?

O meme nasceu nos EUA em abril de 2011, e se chama “                   ALL THE THINGS” e derivados. Nós explicamos aqui a origem desse meme gringo e sua versão abrasileirada. No Brasil, a imagem (que vem sempre em quatro quadrinhos) é usada pra fazer uma ~crítica bem humorada~ sobre o estado de letargia da galera.

Segundo o Google, novembro foi o mês de maior sucesso do meme “O que queremos” aqui no Brasil. Fato que motivou a criação de uma página no Facebook – aqui – que traz as melhores montagens do meme e em apenas 2 semanas teve mais de 11 mil likes. o/

dfc oquequeremos corretorortografico

 

 

 

 

WILLY WONKA IRÔNICO

Por mais que o meme Willy Wonka Irônico tenha bombado no Brasil entre março e maio de 2012, ele surgiu lá na gringa em janeiro de 2011, de acordo com o Know Your Meme. Bom, a imagem do meme você já conhece, né? Trata-se de uma cena do ator Gene Wilder, que faz o papel de Willy Wonka, no musical de 1971, A Fantástica Fábrica de Chocolate.

Nós contamos aqui toda a origem do meme, que nasceu de um jeito e teve um longo caminho até se firmar como Condescending Wonka na gringa e o nosso querido Willy Wonka Irônico no Brasil.

e willy wonka ir C Bnico meme

 

 

 

 

NAMORADA SINISTRA

Namorada Sinistra é uma tradução do meme americano “Overly Attached Girlfriend”, leia sobre ele aqui e veja o vídeo onde tudo começou aqui.

e fb namorada sinistra youpix

 

 

 

“CALL ME MAYBE”

Véi, na boa, puta música chata… talvez? Essa diaba dessa música está bombando no Youtube desde março e além de ganhar 1829318230 paródias, versões, remixes pelo mundo todo (inclusive com o presidente Obama), teve mais de 11 milhões de shares no Facebook e 1 milhão no Twitter só no vídeo original.

Veja aqui algumas das melhores.

acdf call me maybe music letters youpix

 

 

 

GANGNAM STYLE

Não precisa dizer nada, né? O vídeo que quebrou todos os recordes do Youtube: o mais curtido, (recorde oficializado pelo Guiness) e o primeiro e único a chegar em 1 bilhão de views. Por onde ele passou colocou a galera pra dançar a “eguinha pocotó”, coreografia que harmoniza com a letra da música, uma crítica social aos endinheirados de Gangnam, o bairro rico de Seul, capital da Coreia do Sul. Veja aqui o melhor do meme.

bd tumblr muvJMIQrrteo

No Brasil, ele foi responsável por toda a treta entre Latino e a Interwebz, representadoss neste ato pelo cantor Latino em si e sua versão tosca da música, Cauê Moura (que fez um vídeo mandando Latino tomar no cu – e está sendo processado pelo cantor) e Não Salvo (que mobilizou sua comunidade de trolls em dois momentos contra o cantor: primeiro pra tornar o vídeo o mais dislikado da web brasileira e depois pra mandar mais de 40 mil replies ofensivos pro cantor no Twitter). O bafafá culminou com a suspensão da conta do Latino no Youtube, agora já normalizda (mas sem Despedida de Solteiro, sua paródia versão de Gangnam Style).

cabe latinocnn

 

 

 

 

KONY 2012

Com 32 milhões de views em apenas 3 dias, o vídeo do Kony 2012 se tornou o vídeo mais rapidamente viralizado da internet mundial e foi saudado por todos como a campanha que poderia “revolucionar o ativismo digital”… tudo isso até se descobrir que – aparentemente – tudo não passava de fraude da ONG Invisible Children (acusada de lucrar em cima dos movimentos que cria) e do narrador do vídeo sair correndo pelado “lueco del fiofó” no meio da rua.  Aqui você encontra um resumo com as maiores reações da internet pro vídeo do Kony e aqui uma explicação dos motivos que levaram o vídeo a ser o maior viral da história.

cabe kony

 

 

 

RIDICULOUSLY PHOTOGENIC GUY

Tá todo mundo correndo a maratona, todo suado, cagado, com cara de que tá morrendo esbaforido sem ar… menos Zeddie Little, o mano que ficou conhecido ao redor do mundo como o “Cara Ridiculamente Fotogênico”.

O fotógrafo clicou a cena da maratona e tava editando as imagens quando um amigo apontou Zeddie e deu a definição correta pro maratonista: Ridiculously Photogenic Guy. A foto foi parar no Reddit, postada pelo próprio fotógrafo, com essa legenda e, claro, transformou o cara em meme.

faffc cararidiculamentefotogenico

 

 

 

 

GRUMPY CAT

A primeira foto dessa gatinha mau humorada apareceu no Reddit em setembro, postada pelo irmão da dona, e se tornou meme imediatamente. Se você quiser, pode ler a história completa da viralização da gata, chamada Tard, aqui nesse post do Know Your Meme. A página oficial da felina mau-humorada no Facebook tem mais de 270 mil likes e quem curte tem acesso à uma dose diária de fofura irritada em forma de vídeo, gifs e imagens.

faffc grumpycat

 

 

 

JESUS RESTAURADO (ECCE HOMO)

Nem precisa explica muito, né? Você já sabe de onde saiu o meme do Jesus Restaurado. A gente explicou aqui bem detalhadamente. Mas pra resumir, tudo começou quando uma senhora de 80 anos (Cecília Giménez) resolveu restaurar uma pintura do século XIX, atribuída a Elías García Martínez. A obra fica na cidade de Borja e se chama Ecce Homo. Apesar de ser pintora e já ter feito outras restaurações (ainda não vimos ~ibagens~!), ela não pediu autorização, foi na fé e… #fail.

Pediu desculpas, é claro, mas o meme  do Ecce Mono (Jesus Restaurado) já havia caído na web. O santuário onde estava a “obra”, aproveitou o hype e começou a cobrar dos visitantes que queriam aprecia-la. Dos 400 visitantes de sempre,  passou pra 30 mil.

Hoje,  dona Cecília vive de vender seus quadros no eBay e foi contratada como Diretora de Arte por uma agência de publicidade de Madrid.

aefef ecce mono corrompido youpix

 

 

Via RSS de ResultsON

Leia em ResultsON

Comente este artigo
Comente este artigo

Populares

Topo