X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Panasonic mostra TVs de plasma gigantescas do futuro


Na IFA, ao visitar a escura área de “Tecnologia Avançada” no hall da Panasonic, você encontra um corredor mais ou menos escondido, onde ficam duas tecnologias de ponta. São duas telas de plasma gigantescas: a TV 8K com 145 polegadas, e uma TV 3D sem óculos de 103″. Adivinhe qual é mais interessante?

Anunciada em abril em parceria com a NHK, a TV com 145 polegadas da Panasonic possui resolução 7680 x 4320 e, por usar a tecnologia PDP – plasma, para os mais íntimos – ela não requer retroiluminação.

A Panasonic demonstrou-a na IFA exibindo imagens em pouco movimento – flores, um relógio antigo, um pavão – para realçar a nitidez e cores vivas. A TV fica no corredor escuro, separada do público por um mar de pedrinhas. Por isso, ninguém podia ficar cara a cara com a tela em busca de pixels, mas você dificilmente os encontraria: eu estava o mais próximo possível da tela, e a imagem permanecia sempre nítida.

E como a tela é de plasma, a reprodução da cor preta é bastante fiel. Você pode ter uma ideia comparando o plano de fundo do relógio (abaixo) com a parte inferior da imagem, que não é a tela – é apenas ausência de luz. Claro, as fotos não fazem justiça à qualidade de imagem, mas dão uma noção de onde chegamos com o plasma 8K.

De novo, eu não fiquei chocado com a qualidade de imagem: com o 8K (e também 4K), parece que chegamos a uma resolução ideal em telas gigantes. Uma tela de 100″ com resolução apenas Full-HD parece algo simplesmente errado.

ade panak

ade panad

Com altíssima resolução, a Panasonic também consegue implementar 3D sem óculos: usando painéis de plasma 4K2K, a empresa anunciou pela primeira vez, na IFA, uma TV de 103″ que não requer óculos para ver o efeito de profundidade na imagem.

Ela usa uma camada lenticular na tela: são pequenas lentes que direcionam imagens diferentes, levemente deslocadas, para cada olho de quem vê a TV. Isso cria o efeito 3D que, em vez de fazer imagens saltarem da tela, dá profundidade à imagem. É possível notar isso com o dinossauro que a Panasonic usou para demonstrar sua tela gigante: repare que ele fica atrás dos outros elementos na tela, justamente para reforçar a sensação de profundidade no 3D sem óculos.

O desafio em telas gigantes com 3D sem óculos é criar uma camada lenticular que direcione, com bastante precisão, cada imagem para cada olho. Por isso, neste primeiro estágio, a tela da Panasonic ainda não funciona muito bem se você mover a cabeça: você acaba vendo duas perspectivas ao mesmo tempo, e a tela lembra mais um Tazo gigante. Quando eu fiquei fora do ponto ideal para ver a TV, o efeito 3D ficou muito irritante, como se houvesse algo errado com a tela.

Quanto a preço e disponibilidade, é o que você espera: não há prazo definido para essas TVs chegarem ao mercado – e quando chegarem, vão custar uma fortuna.

ade panad

ade di
cad dlqAVxPKyQ

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot