X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para Apple, marca “iphone” da Gradiente é inválida: caducou ao não ser usada por cinco anos


O INPI publicou ontem, na Revista da Propriedade Intelectual, sua decisão de dar à nova Gradiente (IGB Eletrônica) os direitos da marca iPhone no Brasil. Mas segundo a Folha, a Apple pediu ao INPI que anule este registro: ela reconhece que a marca foi registrada há muito tempo, mas ficou sem uso por cinco anos – e portanto teria caducado.

Desde 2008, a Gradiente tem o registro da marca “g gradiente iphone”; o pedido foi feito em 2000, sete anos antes de a Apple anunciar seu smartphone.

Mas a Gradiente saiu do mercado de eletroeletrônicos em 2007, devido ao forte endividamento, e quase faliu nesse meio tempo. Agora ela está de volta, mas será tarde demais para manter a marca iPhone? Cabe ao INPI decidir: a Gradiente tem 60 dias para provar que usou a marca “iPhone” antes de caducar, senão a empresa perde o registro.

Vale notar que a Apple ainda pode vender iPhones no Brasil: a decisão do INPI não impede isto. No entanto, a empresa fica sujeita a processos judiciais vindos da Gradiente que tenham por objetivo proibir o uso da marca.

Parece que a Apple está esgotando opções alternativas antes de negociar a compra ou transferência da marca. Isso funcionou no passado, mas sob outras circunstâncias. Quando a Apple descobriu que a marca iPad já estava registrada no Brasil, em 2010, ela recorreu no INPI e conseguiu o registro da marca – que antes pertencia a uma fabricante de desfibriladores. Com a marca iPhone, é diferente: ela pertence a uma fabricante (também) de celular.

Enquanto isso, parece que a estratégia da Gradiente é usar a polêmica para ganhar exposição gratuita em divulgar a marca – afinal, muita gente achava que a empresa já tinha falido de vez. Eles até lançaram um vídeo institucional dizendo que não usam a marca iPhone para confundir. Mas o que a Gradiente quer ao lançar um Android terrivelmente simples, sem acesso ao Google Play, e colocar a palavra “iphone” no meio: chamar a atenção? Pressionar a Apple para que saia um acordo sobre a marca?

Isso não é comum: empresas que detêm marcas de interesse da Apple negociam com ela, em vez de usá-las depois em produtos semelhantes. A Cisco era dona da marca iPhone nos EUA, mas negociou um acordo para que a Apple usasse a marca. A Fujitsu era dona da marca iPad nos EUA e Japão, mas entrou em acordo com a Apple (certamente em troca de alguns milhões).

O que impede que a Gradiente faça o mesmo? Eles passaram anos à beira da falência, e provavelmente sem dinheiro para potenciais disputas na Justiça. Mas agora ela está de volta. Ela preferiu se apressar em usar a marca iPhone para seu registro não caducar, e só depois negociar com a Apple?

Isso não seria muito surpreendente, dado o histórico da empresa. A Gradiente comprou a marca “PlayStation” em 1997, dois anos após o lançamento do PSOne. Sem deter a marca no país, a Sony disse que não poderia trazer oficialmente o PlayStation ao Brasil. A transferência da marca só foi feita, de forma pacífica, em 2002.

Resta ver como todo esse imbróglio vai se desenrolar: mais uma vitória da Apple no INPI, ou um acordo financeiro com a Gradiente. Tentamos entrevistar executivos da Gradiente para comentar o caso, mas sem sucesso. [Folha]

ecabe  zAGcgNoZE

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot