X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para entender as mobilizações nas redes sociais


As manifestações que eclodiram no país demonstram a insatisfação de parte da população contra as políticas vigentes. Não é uma revolta sem causa e sim diversas causas para uma revolta. Um fator determinante para a realização de tamanho engajamento, materializado nas ruas, deu-se por meio da comunicação digital.

Para compreender o poder de mobilização dessas plataformas, precisamos entender a mudança no modelo de comunicação e de distribuição da informação nos últimos anos. Ela passou de um caminho único, onde o receptor não tinha possibilidade de se manifestar, para uma via de mão dupla, onde o advento da web 2.0 possibilita o feedback imediato da população conectada.

Nesse contexto nota-se que a forma como a informação se propaga também mudou. Primeiramente navegava-se na rede por grandes portais de notícias. Depois passamos a usar buscadores online que organizavam as informações e facilitavam a busca de um determinado assunto. Agora temos pessoas que funcionam como filtros de informações. Nós, consumimos, avaliamos a importância de uma mensagem e a compartilhamos com a nossa rede de contatos. Quando um assunto tem importância, ocorre uma viralidade, onde cada pessoa ao replicar a informação agrega relevância e engajamento.

Por fim, temos a acessibilidade da tecnologia, a banda larga e a rede 3G. Impulsionada pela determinação presidencial de suspender da cobrança dos impostos PIS e COFINS, a telefonia móvel alavanca a venda. Somo o quinto país com maior número de celulares, 1,26 aparelhos por pessoa, com dispositivos capazes de gravar vídeos, áudio, redigirem textos e acessar a web, dando olhos, ouvidos e boca à toda uma nação. A internet fez para a informação o mesmo que o vapor fez pela força física, maximizando-a durante a revolução industrial.

Por Moisés Cardoso, jornalista e publicitário. @beiocardoso

O post Para entender as mobilizações nas redes sociais apareceu primeiro em Blog Mídia8! » Comunicação digital e redes sociais.

Via RSS de Blog Mídia8!

Leia em Blog Mídia8!

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot