X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Para saber quem rastreia o seu comportamento na web


No fim de semana eu assisti a uma palestra do TED que me evidenciou uma parte importante da web: a maneira como diversas organizações rastreiam tudo aquilo que nós fazemos, por diversos motivos que vocês conhecem. Gary Kovacs, presidente da Mozilla, levanta a bola para a quantidade de instituições que seguem os nossos passos enquanto navegamos na rede. É preocupante.

Filmada em fevereiro, a apresentação chega ao site TED.com dois meses depois mostrando que, a cada vez que abrimos um site, somos detectados por uma série de outras instituições que não necessariamente deveriam saber da nossa presença na rede. De modo geral, são empresas de publicidade que detectam o nosso comportamento e os interesses para fornecer os anúncios mais relevantes para o perfil de quem está abrindo a tal página.

Kovacs mostra no exemplo páginas que ele abriu num dia tranquilo e a quantidade de serviços de terceiros que seguem os passos do internauta. Tem de tudo: desde servidores adicionais que ajudam a hospedar as fotos do Twitter, passando por páginas que simplesmente fornecem código JavaScript e empresas de publicidade de toda sorte — de Google a sites de relacionamento, daqueles que prometem encontrar o seu par perfeito em alguns cliques.

Para evidenciar o “problema” (depende de quem vê se estamos falando realmente de um problema), o presidente da Mozilla sugere o uso da extensão Collusion para Firefox. Uma vez instalada, ela abre uma janela à parte na qual aparecem todas as conexões do internauta. São os sites que a pessoa abriu diretamente e aqueles que são carregados no plano de fundo, muito provavelmente sem que o internauta tome conhecimento de sua existência.

a VNLbbLfZs

Via RSS de Tecnoblog

Leia em Tecnoblog

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot