X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Parabéns, Voyager 2: a sonda de 35 anos chega ao espaço interestelar


Semana passada, a Voyager 2 se tornou a espaçonave da NASA com maior tempo de uso, e esta semana, ela comemora seus 35 anos de existência. E nesse tempo, como ela viajou!

A sonda Voyager 2 foi lançada ao espaço em 20 de agosto de 1977. Ela está a 15 bilhões de quilômetros do Sol, muito mais longe que a Terra: a nave está nos limites do Sistema Solar.

À medida que a sonda segue rumo ao espaço interestelar, cientistas poderão entender melhor o que existe além do nosso sistema solar. Em particular, eles preveem que a direção do campo magnético vai mudar quando a Voyager 2 sair da influência do Sol.

A nave tem uma gêmea, a Voyager 1, lançada 16 dias depois, também em 1977. Ela é conhecida por capturar a imagem da Terra como um Pálido Ponto Azul. A sonda está a 18 bilhões de quilômetros do Sol.

A missão atual das sondas Voyager é chegar o mais longe possível, mas expedições anteriores descobriram inúmeros dados interessantes sobre nossos planetas vizinhos. De acordo com a NASA:

As descobertas notáveis da Voyager 2 incluem o enigmático fluxo hexagonal na região do polo norte de Saturno, os polos magnéticos inclinados de Urano e Netuno, e os gêiseres de Tritão, lua congelada de Netuno.

Apesar de ser lançada depois, a Voyager 1 chegou a Júpiter e Saturno antes da Voyager 2, vendo primeiro os vulcões da lua Io de Júpiter, a natureza estranha do anel externo de Saturno, e a vasta atmosfera nebulosa da lua Tritão, de Saturno. A Voyager 1 também obteve a última imagem da missão: a foto de família do sistema solar, que mostra nossa Terra como um pálido ponto azul.

Lembre que as naves usam a mesma tecnologia de 35 anos atrás: para explorar o espaço, isso é um feito e tanto. A NASA estima que as duas sondas terão energia elétrica o bastante para coletarem dados – e enviarem tudo à Terra – até 2020, talvez até 2025. Boa viagem! [NASA via The Atlantic]

Imagem via NASA/JPL

cc di
cc X TTCCBKY

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot