X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Peças para caminhão: definindo linha de montagem da fábrica


O empreendedor Ezequiel tem uma fábrica de peças e acessórios para Caminhões em São Vendelino (RS). Está no mercado há dois anos e emprega oito pessoas. O empresário escreveu para o Consultor Sebrae – que tira dúvidas sobre inovação e empreendedorismo aqui no blog Faça Diferente – pedindo orientações sobre como evitar que a empresa entre no vermelho.

“Possuo um problema desde ano passado pra cá: meu caixa vem baixando bastante e logo vou fechar no vermelho! Cortei gastos, ampliei bastante os modelos de peças, melhorei qualidade da matéria-prima e investi em qualificação de pessoal para que o serviço rendesse mais. Isso tudo dentro do fluxo de entrada de dinheiro.”, diz o empresário, que já investe em inovações para enfrentar a dificuldade.

A dúvida do empreendedor é justamente sobre como gerir a produção de peças e enfrentar esse período de baixa venda. “Para fazer as peças, preciso de moldes que custam bem caro. Para cada molde que compro, faço um estoque das peças, assim tenho o produto para pronta entrega. O problema é que algumas dessas peças não saem com facilidade e chegam a ficar no estoque por mais de um mês, e consequentemente não pagam os custos de produção. Acredito que é isso que está levando minha empresa para o vermelho.”

O fabricante resolveu controlar os moldes e reduzir a variedade de peças para evitar os problemas financeiros. Entretanto, com a medida, o negócio deixa de atender alguns clientes que precisam de variedade, peças específicas e modelos novos. “Como devo prosseguir?”, pergunta o empreendedor para o Consultor Sebrae.

Confira a resposta do Consultor Sebrae:

Linha de produtos

Nem sempre é vantajoso ter todos os acessórios em sua linha de montagem, pois há produtos que têm a demanda baixa, e portanto não compensa o investimento, ou seja, a margem de contribuição é pequena ou até negativa. Este é o caso das peças que não saíram do estoque. Não compensa produzi-las.

A Lei de Pareto (também conhecido como principio 80-20) diz que 80% das consequências advêm de apenas 20% das causas. Isso significa que a maioria de seu faturamento advém de um número reduzido de peças que têm muito mais saída no mercado.

Produtos com alta demanda

Você deve focar sua produção nas peças que mais contribuem para seu faturamento. Os demais produtos deverão ser produzidos à medida que sua demanda passe a valer a pena. Isso fará com que seu estoque gire rápido e que você não tenha que investir tanto em moldes, que são caros.

Faça um levantamento das peças que mais são demandadas pelo seu mercado e aí vá colocando-as em ordem de prioridade de produção.

Produtos com baixa demanda

Agora, se tiver que produzir modelos novos que tenham pouca demanda, terá que realinhar seus preços para que as poucas peças vendidas cubram seus investimentos. É claro que o preço será maior.

Se o preço ficar fora do mercado, talvez valha a pena terceirizar essas peças. Neste caso, teria um lucro aparentemente menor, mas sem nenhum investimento. É o que muitas fabricas fazem: terceirizam parte de sua produção, controlam a qualidade do fornecedor e colocam suas marcas.

Lembre-se que quanto maior for sua demanda, mais seus preços podem ficar menores, pois os custos do investimento serão diluídos pela quantidade de peças. Quando se trata de peças mais específicas e com baixa demanda, seus custos serão diluídos por um número menor de produtos, o que acaba encarecendo esse tipo de peça. Isso bem é comum na formação de preço.

Via RSS de Faça Diferente

Leia em Faça Diferente

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot