X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Pequenas mudanças na gravidade da Terra podem ajudar a prever inundações


Em 2011, o Rio Missouri, nos EUA, transbordou, em uma inundação catastrófica que poderia ter sido prevista a partir do espaço. Satélites não podem tirar fotos de neve ou rios, mas podem detectar pequenas mudanças na gravidade sobre a área de superfície da Terra para monitorar a água.

Os satélites em questão fazem parte da missão GRACE da NASA, originalmente criada para monitorar o derretimento das calotas polares. Juntos, eles orbitam a 220 km acima da Terra, medindo a distância precisa entre um e outro e entre eles e a Terra. Se você lembra das aulas de física no Ensino Médio, sabe que a gravidade é proporcional à massa, então um acúmulo local de, digamos, gelo ou água sobre a superfície da Terra perturbaria a órbita dos satélites. Os GRACE medem o campo gravitacional da Terra e, por extensão, o movimento da água na superfície do nosso planeta.

“Assim como um balde só pode conter uma certa quantidade de água, o mesmo conceito se aplica a bacias hidrográficas”, disse J.T. Reager, autor de um novo estudo sobre previsão de enchentes, ao LiveScience. Ao identificar bacias hidrográficas saturadas, o GRACE pode ajudar cientistas a preverem áreas mais vulneráveis a enchentes. Quando Reager e sua equipe analisou os dados de antes das inundações de 2011 no Rio Missouri, eles puderem ver que elas aconteceriam com 5 a 11 meses de antecedência. Observadores de campo de solo e neve, por outro lado, só conseguem prever com um ou dois meses de antecedência.

fda QtnGihTtP

Via RSS de Gizmodo Brasil

Leia em Gizmodo Brasil

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot