Dedicados à ~árdua~ tarefa de criar uma nova geração de souvernirs, os pesquisadores da Disney desenvolveram um algoritmo que permite fazer qualquer objeto girar de forma estável, por mais irregular que seja o seu formato.
O resultado, como mostra o vídeo, é a possibilidade de transformar quase qualquer coisa em um pião, bastando alterar a massa interna e o centro de gravidade, de acordo com as sugestões do algoritmo. As peças customizadas e otimizadas, criadas a partir de instruções enviadas a uma impressora 3D, giram ao redor de um eixo, não deixando nada a desejar para o clássico brinquedo infantil.
A novidade oferece à Disney a oportunidade de criar uma nova linha de brinquedos giratórios baseados em personagens das suas animações – vai dizer que você não viu que aquele bule giratório era um protótipo de um pião da Madame Samovar, de “A Bela e a Fera”?
Além do (óbvio) uso do novo algoritmo na produção de brinquedos giratórios para crianças, a nova técnica poderá ter aplicações úteis também no mundo adulto, para criar objetos com centro de gravidade mais baixo, produzindo estruturas mecânicas, robôs e objetos animatrônicos mais estáveis.
Post originalmente publicado no Brainstorm #9
Twitter | Facebook | Contato | Anuncie