X

Busque em mais de 20.000 artigos de nosso acervo.

Novidades pela net

Ping Pong: Aos 25, Tallis Gomes se diz insatisfeito por ter criado ‘só’ três startups


easy-taxi-12 (2)

Tallis Gomes, fundador da Easy Taxi, tem 25 anos, já criou três startups e lidera uma delas (a Easy Taxi, que foi investida pela Rocket Internet e está em expansão para vários países), mas ainda se diz insatisfeito. Segundo ele, o sucesso só virá no momento em que ele fizer um IPO ou vender uma companhia que fundou. No nosso papo rápido, Tallis também falou sobre os clichês de querer melhorar o mundo e deu dicas para quem quer empreender.

Veja, a seguir, a entrevista completa:

O que te inspira na vida e no trabalho?

Como um jovem empresário, o que me inspira é que meu trabalho possa contribuir de maneira positiva no mundo em que vivemos. Parece clichê, mas a ideia de jovens mudando o mundo me inspira e muito.

Você lembra como foi seu primeiro contato com a tecnologia?

Sempre fui apaixonado por tecnologia. Em todas as fases eu lembro que estou com um vídeo game ou um computador em casa.

O que te fez começar a empreender? Como você se preparou para ser um empreendedor?

Precisava de dinheiro para comprar uma bateria para minha banda. Foi aí que surgiu a ideia de comercializar celulares no Mercado Livre. Na minha opinião, o empreendedor precisa ser, acima de tudo, bem informado. Sou um eterno faminto por informação. Não existe nada mais poderoso do que uma pessoa curiosa e informada.

Quando você começou esta startup, qual foi sua visão de sucesso?

Melhorar o trânsito das grandes cidades ao redor do mundo, fazendo com que as pessoas substituam seus carros por táxis, durante a semana.

No Brasil, todo mundo é meio técnico da seleção e quer escalar o time dos sonhos. Como você fez para escalar o seu time?

Selecionei dois gênios da computação, um com mais de 25 anos de experiência na área e outro prodígio de 24 anos. Eles me complementavam, já que eu só sei o suficiente de TI (Tecnologia da Informação) para gerenciar processos e produtos. E se complementavam, já que um era especialista em Android e o outro em IOS.

Você gasta quanto do seu tempo com vendas?

50%. Vender vai muito além de fazer com que alguém compre algo, é também fazer parcerias, network e, principalmente, desenvolvimento de novos negócios. Business development e vendas caminham de mãos dadas em uma empresa

Prefere bootstrap ou empreender com o dinheiro de sócios?

Ambos. Inicialmente, o bootstrap evita que você se dilua muito, já que o seu pre money será baixo. Após a fase de kickstart, o investimento externo passa a ser fundamental para o crescimento do negócio.

Você venderia sua empresa e se desligaria dela? Como isso aconteceria?

Sem dúvidas. O exit é o objetivo de todo empreendedor de sucesso. Na minha opinião, o empreendedor não se deve apegar aos negócios. O correto, é criá-los, perpetuá-los, atingir seu objetivo de valuation e partir para um próximo negócio; oportunidades não faltam.

Para onde o mercado brasileiro vai? E as startups vão junto, vão na frente ou atrás?

Tem muito dinheiro novo entrando no mercado com o surgimento da “nova classe-média”; este fato aliado à popularização dos computadores e celular ativos (com internet); cria-se uma vasta oportunidade para os negócios. Claramente podemos ver a que a verticalização de e-commerces vem crescendo todos os dias. No Brasil, temos alguns exemplos como a Tricae (brinquedos), Mobly (móveis), sem contar o surgimento de marketplaces de serviço utilizando o mobile como plataforma âncora, como a Easy Taxi e a Hello Food. O povo brasileiro é extremamente criativo e estamos provando a cada dia que podemos sim, catapultar o crescimento econômico do país utilizando as startups como ferramenta.

Você se sente realizado? já conquistou o sucesso? Sua noção de sucesso alterou conforme a trajetória da startup?

Não me sinto realizado, não alcancei o sucesso, estou extremamente insatisfeito por só ter fundado três empresas com 25 anos e nunca ter feito uma saída. Existem empreendedores ao redor do mundo que já fizeram “saída” (venda da empresa) aos 17 anos. Enquanto eu não fizer um IPO ou uma saída bem sucedida, não terei alcançado o “sucesso”. Sim, minha definição de sucesso muda a cada dia que conheço pessoas que de fato, têm sucesso.

Quais startups te deixam mais feliz como cliente?

Hello Food e Dropbox.

Se você fosse se tornar sócio investidor de uma startup, qual ou quais seriam elas?

Estou analisando novas possibilidades.

Quais dicas você daria para quem está pensando em empreender uma startup?

Basicamente o fluxo deveria ser:

1 – Valide suas hipóteses com seus stakeholders, afinal, são eles quem farão seu negócio acontecer.
2 – Construa um plano simples de execução, com orçamentos e deadlines por milestone.
3 – Execute-o sem parar, noite e dia.

4 -Fique atento ao item 1, afinal, é por meio deste processo de validação que você provavelmente executará o movimento mais importante para sua startup.

Leia o nosso Ping Pong anterior, com In Hsieheafb cfBYToPGmQo

Via RSS de startupi

Leia em startupi

Comente este artigo

Populares

Topo
http://enterslots.epizy.com/ http://cair138.epizy.com/ http://sido247.epizy.com/ http://omega89.epizy.com/ http://merdeka138.epizy.com/ 7meter slot 7winbet abcslot https://obor138.web.fc2.com/ https://monsterbola.web.fc2.com/ https://daget77slot.web.fc2.com/ star77 138 slot istana77 mega138 cuan138 nuke gaming slot grandbet infini88 pg slot baccarat casino idn live idn poker sbobet tangkas88 slot sbobet88 slot deposit dana joker123 autowin88 zeus138 dewagg roma77 77lucks bos88 ligadewa sonic77 168 slot