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Plano Estratégico de Marketing – Conceito Prático e Teórico


Qualquer empresa projeta planos estratégicos para atingir os seus objetivos e metas, estes planos podem ser de curto, médio e longo prazo, dependendo da extensão e magnitude da empresa.  Também é importante notar que a empresa deve especificar com precisão à missão que irá reger, a missão é crucial, uma vez que este representa as funções operacionais a serem executadas no mercado e proporcionará aos consumidores. 

Este artigo irá apresentar o desenvolvimento de um plano de marketing estratégico. A primeira parte considera a descrição teórica a ser considerada para o desenvolvimento do mesmo. A segunda parte consiste principalmente de uma análise do departamento, e, em seguida, formular objetivos e metas do projeto com base nas necessidades do mercado.

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O planejamento estratégico é um sistema de gestão que transfere a ênfase em “como conseguir” (objetivos) para “fazer” (estratégias). O Planejamento Estratégico procura concentrar-se nos objetivos viáveis de alcançar e que negócio ou área competir, em correspondência com as oportunidades e ameaças oferecidas pelo ambiente.

A essência do planejamento estratégico é a identificação sistemática de oportunidades e perigos que possam surgir no futuro, que combinados com outros dados importantes fornecem a base para uma empresa tomar melhores decisões no presente para explorar as oportunidades e evitar os perigos . 

Sallenave (1991), afirma que “O planejamento estratégico é o processo pelo qual os líderes mandaram seus objetivos e ações ao longo do tempo. Há um domínio da gestão de topo, mas um processo de comunicação e de decisão que determina o que envolve todos da empresa a nível estratégico. “ 

O planejamento estratégico se destina a produzir mudanças profundas nos mercados da organização e da cultura interna.  O planejamento estratégico exige quatro fases distintas: formulação da missão, objetivos organizacionais, análise dos pontos fortes e limitações da análise do ambiente empresarial, a formulação da estratégia. 

Qual é o plano estratégico de marketing?

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão para determinar as etapas, metodologias e horários para atingir determinados objetivos. Assim, temos o Pdmkt que faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. 

Não podemos esquecer que não deve ser uma atividade isolada, mas deve ser perfeitamente ligada a outros departamentos da empresa (finanças, produção, qualidade, etc , …) 

O plano de marketing é uma ferramenta que nos permite apontar o caminho para chegar a um lugar particular. Dificilmente podemos produzi-lo se você não saber onde esta e para onde vai.

Este é, portanto, o ponto de partida. 

Devemos perguntar:

– Onde está a empresa neste momento? – Onde é que vamos? – Para onde vamos?

META EMPRESARIAL

“O serviço de atendimento ao cliente e é da responsabilidade de cada membro de sua equipe” 

O marketing tradicional atingiu o pico. Para o sucesso dos negócios de hoje (e marketing) precisa criar vantagens para os nossos clientes. Realmente saber quem são nossos concorrentes e onde eles estarão em dois anos (ou mais). Surpreendê-los, fazer coisas que os concorrentes não fazem, fazer o cliente feliz. Esta é para atingir e manter (lealdade) para o cliente, devemos definir os valores da nossa empresa, objetivos e nossa visão. (Philip Kotler). 

“Na nossa empresa o cliente é o mais importante” uma premissa que deve ser a pedra angular de qualquer empresa, mas para muitas empresas é nada mais do que um clichê. Infelizmente, mesmo em tempos onde as empresas devem ser mais proativas para lidar com seus clientes, muitas delas agem como se estivessem fazendo um grande favor. No entanto, a globalização dos mercados, comércio eletrônico e alta competitividade está fazendo este estilo  de empresas entrar em extinção. 

A verdade é que as melhores empresas do mundo foram fundadas com base nesta premissa: O cuidado e atendimento ao cliente são os mais obcecados. Quem está na vanguarda de seus campos de ação são aqueles em que a satisfação do cliente é a força motriz mais importante. 

Muitos empresários pensam equivocadamente que o propósito de um novo negócio é gerar lucros, vender mais do que seus concorrentes ou ser o líder em seu setor. A verdade é que os lucros, vendas, posição de mercado e lucros, são simplesmente uma medida, um barômetro de quanto a empresa está cumprindo o seu verdadeiro propósito que é o de criar e manter clientes. 

O nível de lucro é representativo de quão bem as pessoas que fazem parte da empresa estão trabalhando na realização desse propósito. Se o utilitários estão muito longe do que você esperava, então você deve tomar tempo para examinar todos os aspectos de uma forma ou de outra influência a criação e manutenção de novos clientes: questões como qualidade e preço do produto , o serviço de marketing e técnicas de vendas, e acima de tudo, cuidado e cliente. 

Lembre-se que são indivíduos, responsáveis pela manutenção da satisfação do cliente, e não as máquinas, ou papéis, estratégias ou escritórios, são os gestores, consultores e representantes de vendas. Cuidados e serviço ao cliente é da responsabilidade de cada membro de sua equipe. Também é importante compreender que é impossível para uma pessoa desmotivada, ou titular de uma má atitude, um grande serviço. Ao investir na motivação de seus funcionários estará investindo no cuidado de seus clientes. 

Armar o Plano Estratégico de Marketing 

Com base nos conceitos aprendidos durante discussões com os leitores de Estratégia e Marketing, você pode definir os próximos passos a ter em conta a criação do Plano Estratégico de Marketing. 

1. Introdução

  • O que é um Plano Estratégico de Marketing? 
  • Como posso desenvolver um plano de marketing? 
  • Como controlar a implementação e desenvolvimento de PDMKT?

2. Objetivos

  • Conhecer os aspectos mais importantes do Plano de Marketing.
  • Conhecer as diferentes seções que incluem um Plano de Marketing. 
  • Identificar sistema de controle do Plano de Marketing.

3. Seções

  1. Introdução 
  2. Prognóstico e Metas 
  3. Etapas do Plano de Marketing 
  4. Dificuldades 

1. INTRODUÇÃO

O plano de marketing é uma ferramenta de gestão para determinar as etapas, metodologias e horários para atingir determinados objetivos. Assim, temos a Pdmkt faz parte do planejamento estratégico de uma empresa. 

Não podemos esquecer que não deve ser uma atividade isolada, mas deve ser perfeitamente ligada a outros departamentos da empresa (finanças, produção, qualidade etc equipe, …)

2. Prognóstico e OBJETIVOS

2.1 PREVISÃO

Podemos dizer que esta secção já faz parte do Pdmkt. É para responder a seguinte pergunta: 

Qual é a nossa situação no curto, médio e longo prazo? 

Devemos perguntar: 

  • Onde está a empresa neste momento? 
  • Onde é que vamos? 
  • Para onde vamos? 

2.2 OBJETIVOS

Após a análise acima, é necessário definir os objetivos que queremos alcançar com os meios disponíveis.

Os objetivos devem ser:

  • Qualitativo ou quantitativamente mensurável 
  • Meios adequados 
  • Para ser perfeitamente descrito 
  • Aprovado pelas pessoas envolvidas

3. ETAPAS DO PLANO DE MARKETING

O plano de marketing exige uma metodologia a ser utilizada com alguma precisão, se não quiser cair em desordem. É importante seguir todos e cada um dos passos a seguir na ordem descrita.

3.1 Análise da Situação

Nesta seção, identificar:

  • Concorrentes existentes 
  • SWOT (Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades das Forças) 
  • Os produtos, preços, descontos, localização, faturamento, projeto, fabricação, finanças, de cada um. 
  • Políticas de vendas, canais de distribuição, funcionários, propaganda e promoção. 
  • Condições de ambiente e de mercado, econômicos, políticos, jurídicos, tecnológicos, etc .. 
  • O comportamento do consumidor, padrões de uso do produto, os costumes setor, indústria ou mercado. 
  • Tendências e desenvolvimentos no tamanho do mercado. 
  • Situação das políticas de nossa empresa a respeito de produtos, finanças, capacidade de produção de R & D tecnológico custos, pessoal, meios de comunicação … 
  • Quem são nossos clientes? 
  • Por que comprar? 
  • Quando eles compram? 
  • Onde comprar? 
  • Como é que eles compram? 
  • Como é que eles compram? 
  • Com que frequência?

3.2 PREVISÃO 

3.3 OBJETIVOS

  • Objetivos gerais do plano de marketing 
  • Objetivos de vendas por produto 
  • Objetivos de quota de mercado 
  • Objetivos para marcas de participação 
  • Objetivos da Qualidade 
  • Objetivos de prazos e horários 
  • Objetivos de preços 
  • Objetivos de margens e custos 
  • Objetivos de publicidade e promoção 
  • Determinação do alvo (Target) 
  • Ações vendidas pelo vendedor, a delegação da equipe, …

3.4 ESTRATÉGIA

Entendemos como alcançar objetivos estratégicos. Ou o que é o mesmo que vamos fazer para alcançar o objetivo proposto? 

O termo “estratégia” vem da língua militar. Charles O. Rossoti diz que a estratégia é “O motor que aumenta a flexibilidade da organização para se adaptar à mudança e capacidade de chegar a novas opiniões e criativa”

A estratégia é um trabalho criativo.  Aqui entramos em detalhes nestes 4 seções:

Política de Produto

  • Que produto ou vender? 
  • Características do Produto
  • Projeto de recipiente
  • marca  ou etiquetas
  • Mercado-alvo
  • Qualidades
  • Políticas de preços
  • Condições de venda
  • Desconto ou margens
  • Break-even

Política de Distribuição

  • Distribuição física de mercadorias 
  • Canais de distribuição ou utilização 
  • Organização da rede de vendas

Políticas de Publicidade e Promoção

  • Promoções 
  • Merchandissing 
  • Plano de Mídia 
  • Desenvolvimento da campanha publicitária 
  • Análise da eficácia de anúncios publicitários

3.5 TÁTICAS DE USO

A tática é uma estratégia de ordem inferior. Ações para alcançar objetivos menores em períodos menores de tempo. Tarefas específicas e não ser tão global como as estratégias.

  • O que deve ser feito a cada pessoa em particular? 
  • Quando você fez? 
  • Como você faz? 
  • Quem deve fazer? 
  • Que recursos estão disponíveis? 
  • Plano de trabalho e trabalho 
  • Recursos técnicos, financeiros e humanos 
  • Organização

3.6 CONTROLE DE USO

Deve estabelecer procedimentos de controle que nos permitem medir a eficácia de cada uma das ações e determinar que as tarefas agendadas são realizadas no quadro método maneira, e no tempo.

Existem três tipos de controle:

  • Preventivo:  São aqueles determinados com antecedência como possíveis fontes de erro ou atraso. Permitir a ter uma ação corretiva estabelecida caso ele ocorra.
  • Corretiva:  Executado quando o problema aconteceu.
  • Tarde: Quando é tarde demais para corrigir.

Por esta razão, é apropriado que se estabeleçam controles preventivos para cada uma das ações propostas.

3.7 FEEDBACK

Como a implementação do plano de marketing pode ser que algumas condições iniciais mudem. Por exemplo, uma reação à entrada de uma nova concorrência no mercado, de novos produtos, etc .. 

Isto implica que temos de corrigir o Pdmkt conforme o caso.  O Pdmkt não deve ser rígido e inflexível. Pelo contrário deve mostrar alguma flexibilidade na sua aplicação.  É importante estabelecer um plano de contingência para cada situação possível novo.

3.8 PLANEJAMENTO FINANCEIRO

O objetivo desta seção concentra-se na necessidade de planejamento e orçamento de custos relacionados com o Plano de Marketing. 

  • Devem ser feitos com antecedência e quaisquer custos e os pressupostos que atribuem diferentes para cada departamento.
  • Custos de Publicidade e Promoção 
  • Custos e Vendas de renda das famílias 
  • Custos de Pesquisa 
  • Custo de Desenvolvimento de Produto 
  • Logística e custos de distribuição 
  • Margens e breakeven 
  • Determinação de cada orçamento
  • Departamento / área

4. DIFICULDADES

Há certas dificuldades que não podemos esquecer na implementação do plano de marketing. Também devemos identificá-las para impedi-las. As mais conhecidos são: 

  • Objetivo mal definido ou desproporcionado 
  • A falta de técnicos, humanos ou financeiros 
  • Não proporcionar a reação competitiva 
  • Não ter planos alternativos 
  • Falta de planejamento quanto à implementação de ações 
  • A falta de envolvimento da Direção 
  • Funcionários mal treinados ou motivados 
  • A falta de previsão quanto aos planos de contingência 
  • Falta de informações do mercado 
  • Análise imprecisa das informações
  • Excesso de informação e burocracia desnecessária 
  • Falta de coordenação entre os diferentes departamentos da empresa

 Conclusão

O objetivo desejado com essas atividades é alcançar um desempenho superior, por meio da satisfação dos clientes de uma forma melhor que os  concorrentes. À medida que os mercados se tornam mais voláteis e menos previsíveis, as empresas necessitam permanecer alerta para que estas não se calcifiquem devido a  estratégias obsoletas ou à falta de atendimento das novas exigências do mercado.

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